TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia- artigo de avaliação de aviabilidade

Por:   •  21/4/2017  •  Artigo  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

APLICAÇÃO DO ESTUDO DA ELASTICIDADE PREÇO DEMANDA DE UM HOTEL TRÊS ESTRELAS BASEADO NA TEORIA DO CONSUMIDOR.

Adriane Chaves Lima

Adriano Valmosir dos Santos Pires


Alexandre Amaral Machado

Maria das Graças Costa e Silva

UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

RESUMO

A curva de demanda é determinada a partir da teoria do consumidor, que estuda as suas preferências, analisando comportamento, escolhas e as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A Teoria do Consumidor é uma teoria microeconômica, que busca demonstrar de que forma os consumidores tomam decisões de compra quando estes abrem mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto. A restrição orçamentária é um dos fatores que influenciam nas escolhas dos consumidores, que têm como princípio a sua satisfação ao adquirir um bem ou serviço. A escolha é justificada por suas preferências e atuam como indicador de aquisição, sendo atribuído ao bem ou serviço um grau de necessidade. Por meio da Lei da Oferta e da Procura é possível identificar a alterações de preços que em dado momento podem estar elevados provocando a queda da demanda, e aumentando a oferta e, etc. A reação do consumidor diante das mudanças de preços é relativamente ligada à renda, pois quando há altas de valores de alguns bens a demanda cai consideravelmente e para outros permanece inalterada. No primeiro momento, a demanda é elástica e na segunda inelástica. A Elasticidade-Preço Da Demanda (Ed) mede a reação dos consumidores frente às mudanças no preço. A previsão das mudanças nos preços por meio das elasticidades permite identificar quando a oferta ou demanda mudam traçando um diagrama para saber a direção da mudança do preço de equilíbrio.

Palavras-chaves: Teoria do consumidor, Elasticidade preço da demanda, Preços, renda.

  1. Introdução

A renda do consumidor é o principal fator de restrição para aquisição de bens ou serviços. Na microeconomia a aquisição de algum bem ou um serviço, que proporciona satisfação, é classificado conforme a percepção do consumidor, ou seja, para um pode não ter o mesmo valor para o outro consumidor ou mesmo não ter valor nenhum.

A Teoria do Consumidor define o consumidor como um indivíduo racional, capaz de calcular, escolher de forma consciente, aumentando a sua satisfação ou a utilidade do bem/serviço adquirido.

  1. Demanda

A demanda é a quantidade de produtos que adquiridos por consumidores a diversos níveis de preço. Variáveis como: o preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo influenciam na escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço.

A demanda decorre da procura pela aquisição de bens ou serviços que podem ser despertados pela necessidade ou desejo de aquisição. A opção de compra de um determinado bem é priorizada pela satisfação do uso ou consumo de um em detrimento de outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com