TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo O Poder Do Hábito

Artigos Científicos: Artigo O Poder Do Hábito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

O Poder do Hábito

Autor: Charles Duhigg,

Editora: Objetiva

Se trata de uma pesquisa de como os hábitos funcionam e, mais importante, como podem ser transformados, o repórter Charles Duhigg elabora um argumento, a chave para mudar o que não funciona em sua vida é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los significa a diferença entre fracasso e sucesso.

A primeira coisa que pensamos ao ver um livro como esse é: “ixiii deve ser de autoajuda e cheio de formulinhas idiotas para viver melhor”... péééé.. Pensa de novo!! Charles Duhigg fez uma pesquisa ampla para depois nos explicar de uma maneira bem didática e porque fazemos o que fazemos todos os dias. Hoje você acordou e fez o quê? Escovou os dentes? Ou tomou café primeiro? Por que você segue essa ordem? Essas pequenas decisões do dia a dia que nem nos damos conta que tomamos, são os hábitos, que existem para dar uma "folga" para o cérebro lidar com decisões e pensamentos mais complexos.

O primeiro caso que vemos é de Eugene Pauly, um senhor de 71 anos que é acometido de uma doença cerebral após passar por um processo cirúrgico de emergência o que danificou sua memória de longo prazo. Durante o tratamento, apesar de Eugene não conseguir se lembrar de quase nada, ele sabia onde arrumar comida se estivesse com fome, mas se você lhe perguntasse onde era a cozinha ele não saberia lhe explicar. Isso acontecia porque a lembrança de “como saciar a fome”, estava armazenada em outra parte do cérebro que não havia sido afetada, que se encontram no centro do nosso cérebro e abrigam os hábitos.

Ele explica citando situações de como você se sentia quando ia sair de sua garagem de ré logo após ter tirado a carta, prestando atenção em cada movimento coordenando o olhar nos retrovisores por várias vezes.

Isso, até o dia em que você pega o carro e enquanto liga o som e espia uma pessoa que passa atrás do veículo e sem se dar conta já está do lado de fora da garagem.

A partir disso é descoberto o "Loop do Hábito", que é a forma como um hábito se instala e funciona da seguinte maneira:

Começa com uma Deixa: estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado

Leva a uma Rotina atrás de uma

Recompensa: que ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop para o futuro.

Gatilho> Hábito > Recompensa

Cita experiências com ratos de laboratório “essa parte é chata, mas ajuda a entender a teoria”

E a coisa começa a ficar interessante, ele nos explica como o Loop funciona através de casos como da Procter & Gamble que transformou um aromatizador em um negócio de um bilhão de dólares, só prestando atenção nos hábitos dos consumidores, ou dos Alcoólicos Anônimos que mudam suas vidas atacando hábitos que levam ao vício.

Então vemos o caso da Alcoa (um dos meus preferidos por conta de estudar administração!) que existem hábitos mais fortes que levam à mudança de outros hábitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com