TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Para Tcc

Trabalho Escolar: Artigo Para Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

RAPPEL: AVENTURA EM MEIO À NATUREZA

No fim da década de 90 com aumento da quantidade de pessoas que praticavam exclusivamente o Rappel, esta modalidade se tornou um esporte deixando de ser apenas uma atividade, no inicio da primeira década de 2000 o Rappel se consolidou como um esporte, mais tarde vindo se tornar um esporte de competição.

No Brasil, considera-se o rappel como uma prática esportiva com identidade própria e não como um meio para se praticar outros esportes, mas há quem considere apenas como prática de lazer. É muito utilizado por diversas atividades como escaladas, estudos espeleológicos e em resgate em montanhas, sendo bastante difundido como uma das modalidades que compõem as corridas de aventura.

Por definição o rapel baseia-se de uma técnica de descida vertical praticada com uso de cordas e equipamentos de segurança. Consiste no uso de uma série de procedimentos sempre visando à perda gradativa de energia potencial. O Rapel, como todo esporte radical, tem seus riscos, porém deve ser praticado com toda segurança necessária usando as técnicas e materiais adequados, respeitando assim seus limites é os da natureza para não haver acidentes.

Nessa proposta, o rappel se torna um instrumento diferenciado de aprendizado. Quando se fala de rappel logo se pensa em um esporte radical, só que, além de ser uma prática esportiva, nele podemos encontrar uma grande variedade de conceitos físicos.

O motivo pelos quais me impulsionaram a pesquisar sobre o rappel é devido já trabalhar com este esporte, além de gostar do que faço, me dá prazer em ensinar e ajudar as pessoas a superar seus medos enfrentando e desafiando seus proprios limites.

O texto escolhido fala do medo presentes nas situações dos esportes de risco, e como os praticantes convivem com esse medo, permitindo aos mesmos obter autocontrole e a superar-los. Um dos motivos pelos quais as pessoas procuram este esporte é no intuito de superar o medo de altura. Aparentemente, o que se percebe é que ao se enfrentar os desafios, que provocam medo, e vencê-los, isso traria uma maior confiança ao vencedor.

A partir da leitura do texto terei um maior embasamento acerca do tema. Com certeza será muito proveitoso, uma vez que irá auxiliar em minha pesquisa e na busca de novos conhecimentos para que possam ser utilizados tanto na parte teórica como na prática, ampliando assim meus conhecimentos.

REFERENCIAS

Disponivel em: WWW. Wikipédia.com.br: a enciclopédia livre.

Metz, Márcio Daniel. Escalada e rapel: do medo ao autocontrole. Márcio Daniel. Metz. -Campinas, SP: [s.n], 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com