TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Pre Projeto Tcc 1

Por:   •  12/11/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Pedagogia

Trabalho de Conclusão de Curso I

Artigo – Pré Projeto: Violência na Escola

Autora: Isabella Bernardelli Paschoal de Abreu – R.A: 294474

Orientadora: Luciana Teixeira Leite de Oliveira

Marília, Novembro, 2014

Sumário

Resumo___________________________________________________________03

Introdução_________________________________________________________04

Violência na Escola__________________________________________________05

Considerações Finais________________________________________________07

Referências Bibliográficas_____________________________________________08

Resumo

A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável. A sociedade terá que se organizar e insurgir-se ativamente contra este fenômeno. De igual modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais às crianças. Devido às exigências, as famílias muitas vezes destituem-se da sua função educativa, delegando-a à escola. No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que, atuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos do meio. Meio esse que por vezes oferece modelos de conduta e referências positivas questionáveis.

Introdução

Ao longo deste trabalho serão alvo de reflexão o papel da família na educação numa perspectiva histórica até aos dias de hoje; o fenômeno de violência e como ela se registra na sociedade; a violência nos jovens fruto da ausência de referências positivas no meio onde se circunscrevem; análise da violência e seus implicados no contexto escolar e se poderá haver uma interação positiva ou não entre a escola e seus alunos. Serão também apontadas as causas da violência, sua prevenção e como o educador social, enquanto profissional qualificado, poderá agir na prevenção do fenômeno em questão. No mundo moderno são relevantes as discussões sobre dignidade do ser humano, igualdade de direitos, recusa a todo tipo de discriminação, importância a solidariedade e observância às leis, cabendo ao campo educacional propiciar aos alunos modos de vivenciar as diferenças sócio-politicoculturais entre os cidadãos. Num pais como o Brasil de notável diversidade cultural devido ao imenso tamanho territorial e das peculiaridades históricas, étnicas e antropológicas de cada região, enfrentamos inúmeros problemas entre eles a "Violência Escolar".

Violência na Escola

Os meios de comunicação audiovisual, não raras vezes retratam acontecimentos violentos protagonizados pelos alunos nas escolas. De fato, "inverteram-se os papéis; os métodos violentos de alguns professores eram tradicionalmente mais freqüentes no mundo escolar: castigo físico, humilhações verbais…" (Fermoso: 1998:85). Atualmente, os professores não podem exercer qualquer tipo de castigo aos alunos sob pena de sofrerem sanções disciplinares, mas e os alunos? Que perfil apresentam os adolescentes que se envolvem em atos de violência nas escolas portuguesas?

Um estudo realizado em 2001 por Margarida Matos e Susana Carvalhosa baseado em inquéritos a 6903 alunos de escolas escolhidas aleatoriamente, com as idades médias de 11, 13 e 16 anos, analisaram a violência na escola entre vítimas, provocadores (incitação na forma de insulto ou gozo de um aluno mais velho e mais forte do que o outro) e outros (similarmente vítimas e provocadores) demonstram os seguintes dados bastante curiosos:

o Mais de metade dos alunos inqueridos são do sexo feminino (53.0%);

o 25.7% dos jovens afirmaram terem estado envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com