TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Propriedades Periodicas Incomp

Exames: Artigo Propriedades Periodicas Incomp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 6

Podemos observar que a reação com alumínio (Imagem 1) não ficou rosa como ocorreu na reação com o Magnésio (Imagem 2).

O Alumínio também é um metal de forma que visivelmente não formou base. Qualquer metal reage com oxigênio, porem uns reagem mais rapidamente que outros. Nesse caso o alumínio reage com o oxigênio formando um oxido muito estável (mais estável que o oxido de magnésio e o oxido de sódio).

Por conta disso foi necessário lixar o alumino e o magnésio. No caso do magnésio o ato de lixar ajuda bastante, porque caso não fosse lixado iria demorar bastante para que ocorresse a reação. O mesmo não ocorre com o alumínio, porque ainda assim lixando o alumínio não conseguiríamos ver a reação. O alumino é um oxido tão estável que assim que ele é lixado logo é formado o oxido novamente, ou seja, esse oxido formado que impede que o alumínio reaja com a água. O que reage com a água é o alumínio e não o oxido de alumínio impedindo que a reação ocorra. O oxido poderá reagir, mas será uma reação muito lenta.

( analisar as bolhinhas formadas).

A energia de ionização do alumínio é alta em relação às demais observadas. Energia de ionização é a energia necessária para retirar um elétron da ultima camada e desses três metais quem tem a menor energia de ionização é o sódio. Ao analisar a Tabela Periódica verificamos que o átomo do sódio é maior que o átomo do Magnésio e do alumínio tendo uma menor energia de ionização. O Sódio possui um raio maior, ou seja, o núcleo oferece pouca atração com os elétrons da ultima camada ficando mais fácil retirar um elétron. O Magnésio tem menor energia de ionização em relação o alumínio e maior em relação ao sódio. Pois já o alumínio possui um raio menor, ou seja, o núcleo oferece maior atração com os elétrons da ultima camada sendo muito difícil retirar um elétron.

O Sódio ele é muito reativo e por esse motivo ele é guardado em um recipiente com uma solução de querosene, se deixar sem o querosene ele reage com o ar formando um oxido, mesmo com o querosene ainda se forma um pouco de oxido, porem muito menos. A energia de ionização do sódio é muito baixa fazendo com que ele reaja muito rápido. Deve-se ter muito cuidado, pois em algumas reações, assim como a que vimos em laboratório é muito rápida e acaba soltando faíscas.

Vimos através de analises laboratoriais que dentre os três (Alumínio, magnésio e sódio), o alumínio é o que tem um menor tamanho e uma energia mais alta. Por conta disso a reação dele é mais lenta com a água. Observamos que assim que o sódio foi colocado com a água ele reagiu violentamente/rapidamente e no caso do magnésio demorou um tempinho para que ocorresse. No alumínio a reação ira acontecer, porem ira demorar bastante e por isso não foi possível visualizar a coloração rosa.

PARTE II

1° NaI + Cl + Heptano + Água  NaCl + I₂ + Heptano + H₂O

2° NaBr + Cl₂ + Heptano + Água NaCl + Br₂ + Heptano + H₂O

Para essa pratica usamos o Iodeto de sódio e Brometo de Sódio + solvente orgânico + água.

Foi observado que para obter tais resultados é necessário usar um solvente orgânico qualquer, sempre optando por um não toxico.

Observando a 1° equação foi usado o Iodeto, cloro, heptano e água. O que aconteceu? O cloro que também é da família 7A substituiu o Iodo nessa substancia formando o NaCl. Quando ocorreu essa substituição foi liberado o Iodo em forma de gás se perdendo no meio, pois a reação foi feita em sistema aberto. Para resgatar esse gás foi usado o extrator (solvente orgânico) com a mesma polaridade da substancia que se foi extraída, como por exemplo, o heptano (apolar). Assim o heptano extrai o iodo da solução, e podemos observar a mudança da cor. Uma parte ficou amarelada e a outra incolor, como mostra imagem abaixo:

Duas substancias apolares gerando a fase1 e duas substancias polares gerando a fase 2.

Então fase 1 (I₂ + heptano) e fase 2 (Nacl + H₂O).

Para sabermos qual a substancia fica por baixo e qual fica por cima, basta analisar a densidade da substancia. A mais densa sempre fica por baixo (a densidade da substancia independente da mistura/reação não é alterada). Então nessa reação a água fica em baixo e o heptano encima. O heptano (684,00 kg/m³) é menos denso do que a água (1.000,00 kg/m³).

O extrator é usado quando se tem um resultado com densidades diferentes. O extrator usado não é reagente, é apenas um extrator. Para sabermos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com