TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 5 Forcas De Porter

Casos: As 5 Forcas De Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  2.480 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Michael Porter (2004, p. 01) A intensidade da concorrência em uma indústria não é uma questão de coincidência ou de má sorte. Ao contrário, a concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai bem além do comportamento dos atuais concorrentes. O grau da concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas básicas. O conjunto dessas forças determina o potencial de lucro final na indústria, que é medido em termos de retorno a longo prazo sobre o capital investido.

A Arezzo foi fundada em 1972 e hoje é a maior marca de calçados, com o conceito, alta qualidade e design contemporâneo. Após analisar a empresa identifiquei as 5 forças de Porter.

Entrantes Potenciais: É difícil que novos concorrentes entrem nesse mercado pelo simples fato do setor calçadista necessitar de grande investimento inicial, outra barreira que dificulta a entrada de concorrentes é a força da marca das empresas existentes, e o já grande número de empresas do setor.

Ameaça de Produtos Substitutos: Uma das preocupações em relação aos possíveis produtos substitutos é alta. Porque em relação ao mercado de calçados de couro existe a pressão dos chamados calçados sintéticos cujo uso têm crescido entre a população.

Poder de Barganha dos Compradores: Por se tratar de uma marca forte que os consumidores sabem da qualidade, o poder de negociação é relativamente baixo tanto que a Arezzo não entra em guerra de preço.

Poder de Barganha dos Fornecedores: Suas coleções são produzidas por fábricas e ateliers independentes e especializados. Como ela atua dessa maneira, na compra de matéria-prima o poder de negociação dos fornecedores é bem reduzido comparado as indústrias.

Concorrentes: A arezzo busca sempre estar à frente dos seus concorrentes, por isso investe na inovação dos seus produtos e em satisfazer as expectativas das consumidoras.

Bibliografia

PORTER. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com