TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Do Planejamento E Controle Da Produção (PCP) são Exercidas Em Três níveis Hierárquicos:

Trabalho Universitário: As Atividades Do Planejamento E Controle Da Produção (PCP) são Exercidas Em Três níveis Hierárquicos:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.650 Visualizações

Página 1 de 2

As atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP) são exercidas em três níveis hierárquicos:

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico É o nível mais alto da hierarquia e é onde decidem os temas que afetam a organização de modo geral. As tendências mais importantes na regulação governamental, o comportamento dos concorrentes, a mudança nos costumes dos consumidores, o clima e a cultura organizacional. Planejamento estratégico se propõe a moldar e a remodelar os negócios e produtos da empresa e ajudar a mesma a selecionar e organizar seus negócios.

Tático Neste nível estão os gerentes ou chefe de divisões nesta posição o administrador é responsável por uma área da organização. Tem função de implantar em sua área as estratégicas e politicas decididas no nível acima. Eles devem saber se relacionar com outros gerentes e com os subordinados, resolvendo conflitos e motivando seus funcionários. Sua preocupação normalmente é com o médio prazo.

Operacional No nível operacional encontramos supervisores e chefes de equipe estão focados no curto prazo e em tarefas especificas como a produção de bens e serviços. Eles seguem as regras e diretrizes estabelecidas no nível tático motivando seus funcionários da linha de frente para que façam seu trabalho de maneira eficiente. O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

Pergunta:

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

O planejamento tático é diferente para cada área. A área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, a logística e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.

Já o plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Por ser a última etapa de planejamento, o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com