TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cem Linguagens Da Criança

Casos: As Cem Linguagens Da Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 17

Prefácio – Perspectivas Complementares sobre Reggio Emilia

Howard Gardner é um psicólogo cognitivo e educacional de vasto currículo, formado e professor da Universidade de Harvard, que obteve a oportunidade de colaborar e escrever o prefacio onde descreve objetivo da obra, sua estrutura e conteúdos e transparece a magnitude do idealizador do livro As Cem Linguagens da Criança.

As Cem Linguagens da Criança é um livro baseado na educação infantil que oferece uma abundância de informações adicionais trazendo a meditação profunda sobre a natureza da condição humana inicial e como pode ser estimulada em diversos meios culturais. E como panorama, documenta o conjunto de escolas criadas ao longo de 30 anos em Reggio Emilia, no norte da Itália.

Ao longo da leitura os autores apontarão a bela historia de envolvimento social de Loris Malaguzzi, um grande intelectual e conhecedor das teorias psicopedagogicas.

A primeira escola foi fundada após a segunda guerra mundial. Um grupo de cidadãos fez com que essa experiência dolorosa a reconstrução do tecido social, cultural e político da comunidade através da construção de uma escola para crianças em idades iniciais. O jovem professor italiano, Loris Malaguzzi, encontrou esse grupo de cidadãos e tomou parte dessa construção educativa.

Malaguzzi trabalhou por anos para montar um sistema educacional que funciona. Em conjunto com professores, que desenvolvia uma seria de especialidades assim com, atelieristas, cozinheiras entre outras linhas de especialidade, com pequenos projetos de longa duração em ambientes arquitetônicos reais e familiarizado, ressaltando a importância da família, voltado à realidade e ao cotidiano da criança.

A reverência se é dada ao seu nome, assim como Piaget, Montessori, Vigotsk entre outros, pois mesmo influenciado por esse estudioso, teve que correr por esses ideais, pois na época não havia tradução das obras em italiano.

O objetivo das escolas de Reggio é baseado nas relações de trabalhos entre pais, alunos e professores em função de fazer crescer as potencialidades, experimentando, explorando e enfrentando diversos mundos usando as cem linguagens

As escolas de Reggio Emilia passaram a ser reconhecida internacionalmente em 1991 quando a revista americana Newsweek publicou uma reportagem onde considerava as escolas de educação infantil desse local as melhores do mundo.

Comentários – A Historia de Malaguzzi, outras Historias

Esse breve comentário é narrado por David Hawkins, , lembra como foi seu primeiro encontro com Malaguzzi, em uma conferência de Reggio Emelia em março de 1990 cujo tema da conferência era Os Potenciais e os Direitos das Crianças.

Hawkins fala sobre o sucesso e a alegria que Malaguzzi era digno de ter, pois diferente na criação de novos padrões de pratica didática que vão de encontro com os múltiplos talentos da criança , não foi limitada e nem de curta duração, obteve um grande sucesso que ainda hoje é visto.

Ele resgata toda historia internacional de teóricos na área da educação como John Dewey, Froebel, Montessori, Hegel e Pesatalozzi, e também faz um giro comparativo por alguns países e diz que não há outro lugar no mundo que a historia de Reggio Emilia e das comunidades italianas de educação infantil igualmente evoluiu e prosperou. E devido a outras diferenças, culturais, não há senso de solidariedade, pluralidade e comunidade que reconfigura Malaguzzi, refletindo uma melhor educação para as crianças.

Como a paisagem social, como ele diz, é diferente, as nossas batalhas precisam ser outras, mas partindo de um ponto primordial, reconhecer e encorajar crianças menos articuladas em suas diferentes trajetórias de aprendizagem, pois é um desafio constante. Assim ter como base o conjunto, num projeto que seja criado para a resolução de problemas que surgirá a cada passo, fazer uma retrospectiva para sucessivos avanços.

Capitulo 1

Parte I Ponto de Partida

Aspectos Gerais

Como já havíamos citado acima, Regio Emilia, localizada no nordeste da Itália, é uma pequena cidade de 130.000 habitantes que se tornou conhecido pelo belo trabalho voltado a primeira infância, que foi constituída por Loris Malaguzzi e a comunidade que servia à época e mundialmente reconhecida, em 1991, pela Newsweek como o melhor sistema de educação do mundo.

O mais intrigante de tudo, que na verdade é excelente, esse sistema é municipal, ou seja, não é restrito e nem particular voltado à elite, também trabalha com a inclusão de criança com necessidades especiais. Então no capitulo I vem nos explicar de forma interligada o nascimento do livro As Cem Linguagens da Criança com objetivo de expor definir e compreender como é esse sistema de funcionamento publico, administração, currículo de aula, professores e tudo mais que envolve a educação da primeira infância.

O objetivo principal da pedagogia de Reggio Emilia é desenvolver a criatividade e as habilidades simbólicas da criança de forma elevada e assim desenvolver as 100 linguagens da criança, através das artes, desenhos, dança, o relacionamento do adulto e a criança e a “pedagogia do escutar” assim entre as demais propostas de seu currículo. Os educadores de Reggio não gostam de considerar suas abordagens educacionais como um modelo, pois não é algo perfeito porque sempre é passado por transformações de rotina novas experimentações, assim podem chamar de “nosso projeto”. O modelo é algo imutável e o projeto pode sofrer adaptação na rotina que é aplicado. Numa pesquisa um pouco mais aprofundada que a dupla realizou, podemos destacar um exemplo da pratica desse “projeto”; As crianças não segue um horário para cumprir determinadas tarefas. No final do dia depois que as crianças passaram o dia inteiro construindo projetos, suas construções não são guardadas, a sala não é organizada, o objetivo é que, no dia seguinte, as crianças possam dar continuidade as suas pesquisas.

Entretanto, As Cem Linguagens da Criança não foi o primeiro trabalho referente as ações de Regio Emilia. Foi elaborada em 1987 pelos educadores desse sistema municipal uma amostra que descreve através de fotografias, pinturas, painés e entre outros, o foco e essência do trabalho educacional, passando por toda a trajetória e seus idealizadores. Essa amostra repercute até os dias atuais, que tem o intuito de abordar através de 5 maneiras:

1° O fundador Loris Malaguzzi que liderou a preparação dessa mostra ( em 1987) com objetivo de demonstrar a qualidade de todo o processo e resultado que obtiveram com a ajuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com