TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro As Cem Linguagens

Artigos Científicos: Resenha Livro As Cem Linguagens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  17.895 Visualizações

Página 1 de 4

AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA

RESENHA DO LIVRO:

EDWARDS, Carolyn P.; GANDINI, Lella; FORMAN, George E. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Traduzido por Dayse Batista e revisado por Maria Carmen Silveira Barbosa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 319 p.

Após a segunda guerra mundial, as mães em uma cidade no norte da Itália chamada de Reggio Emilia, tiveram a necessidade de elas mesmas construírem uma escola para seus filhos, com a ajuda de toda a comunidade juntaram os destroços e lavaram os tijolos, venderam um tanque de guerra e cavalos. Essa atitude chamou a atenção de Loris Malaguzzi um pedagogo inspirado pelas idéias novas de Jean Piaget, Lev Vygotsky, ele se interessou pela construção de uma nova escola dando início ao processo de construção ao sistema de escolas infantis e creches de Reggio Emilia.

Neste novo sistema de ensino não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. Estes projetos são construídos com a ajuda das próprias crianças. A comunidade também tem um papel muito importante, pois tem uma participação em todas as decisões tomadas. Este método ganhou o nome de Pedagogia da Escuta.

Os professores de Reggio Emilia estão sempre em busca de coisas novas, não acreditam que esteja tudo perfeito, sempre procurando melhorar evitando assim que o ensino caia na rotina. Acreditam também que o aprender e o ensinar andam em duas mãos e que as crianças têm tanto a ensinar quanto a aprender, atribuindo mais valor ao conhecimento da criança, onde todos os saberes da criança são considerados importantes. Por esse motivo estão em contínua mudança, que se propõe a repensar e reconstruir constantemente. Os professores são considerados pesquisadores, ouvintes e distribuidores de oportunidades e experiências. Sendo assim um mediador dos desejos e das necessidades das crianças. O mesmo professor acompanha a criança nos 3 anos seguintes, proporcionando um forte relacionamento entre o mesmo, a família e a própria criança.

De acordo com Malaguzzi (1999, p. 76)

[...] Deixamos verdadeiramente para trás uma visão da criança como egocêntrica, focalizada apenas na cognição e nos objetos físicos cujos sentimentos e afetividade são subestimados e menosprezados.

Tudo relacionado ao pedagógico é relacionado sobre o que a criança deseja o que ela faz o que ela consegue produzir, suas possibilidades, suas teorias. Por isso, uma das ações educativas mais importantes para essa abordagem é a escuta, é o olhar cuidadoso sobre a criança.

A documentação é feita através de Slides, vídeos e fotos, e é transformada em cartaz onde as fotografias são expostas quase sempre em seqüência de duas ou três imagens, onde a professora escreve a citação de falas das crianças. Através da documentação exposta nas paredes da escola os pais ficam informados sobre os projetos que estão sendo aplicados. Os pais também podem ajudar na seleção da documentação. A documentação não é individual e sim em grupo, pois o que está em evidência é a busca de compreensão do caminho educativo vivenciado na escola, o registro diz respeito ao processo educacional vivenciados por todas as crianças e os expostos são exemplos dessa vivência.

O ateliê é o espaço onde podem ser encontrados materiais diversos, desde materiais recicláveis como: tecido, vela, pedaços de papel, madeira, etc.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com