TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Citações Diretas

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 CITAÇÃO DIRETA

2.1 CITAÇÃO DIRETA CURTA

2.2 CITAÇÃO DIRETA LONGA

3 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem por objetivo, exclusivamente, de expor as regras impostas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a respeito das citações de livros e autores em trabalhos acadêmicos, visando adquirir mais conhecimento da Metodologia Científica, ensino este que ajuda universitários a aprimorar e desenvolver conhecimentos específicos de qual quer área, alcançando, assim, o mais próximo, padrão de realização de trabalhos científicos acadêmicos.

2 CITAÇÕES DIRETAS

Citações diretas são usadas em todo e qualquer trabalho acadêmico, que respeita as normas da ABNT, para a complementação da defesa de tese. Dividindo-se em citação direta curta e citação longa.

2.1 CITAÇÃO DIRETA CURTA

A citação direta curta, como o próprio nome já se deduz, não deverá ser grande, respeitando o limite de até três linhas (separada entre áspas) dentro do texto; deve ser identificado o autor, ano e o número da página. Segue dois exemplos:

Exemplo 1:

“Sem sonhos, os montros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão” (CURY, 2008, p. 61).

OU

Exemplo 2:

Segundo Cury (2008, p. 61), “Sem sonhos, os montros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão”.

2.2 CITAÇÃO DIRETA LONGA

A citação direta longa será usada caso o número de linhas seja igual ou maior que quatro, deverá ser separada do texto com um recuo de quatro centímetros da margem esquerda, usar o espaçamento entrelinhas simples com fonte 10 ou 11; obrigatório, também, o nome do autor, o ano da publicação e a página. Segue exemplo abaixo:

Suas palavras penetraram nos becos da minha personalidade, expondo minha falta de generosidade. Eu nunca soubera perdoar. Nunca perdoara meu filho por usar drogas. Para mim, ele havia negado a minha excelente educação. Nunca perdoara meu pai por ter se matado. Para mim, ele cometera o maior crime em ter me deixado quando menino. Nunca perdoara meus colegas professores que me traíram quando haviam prometido seu apoio no departamento. Considerava-os um bando de covardes dominados pela inveja. (CURY, 2008, p. 169)

3 CONCLUSÃO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas cria padrões de realização de trabalhos acadêmicos, através de métodos científicos; todos que desejam realizar esses tipos de trabalhos devem seguir essas regras para, quem lê,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com