TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Construções Pre-fabricadas

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

Eustáquio Pena

Elder Sales

Felipe Campolina

Letícia Pimenta Duarte

Marcelo Vasconcelos

Renata Oliveira

CONSTRUÇÕES PRÉ-FABRICADAS

Belo Horizonte

2014

  1. INTRODUÇÃO

Estruturas pré-moldadas são aquelas que atingem uma certa resistência antes que seus elementos como vigas, pilares entre outros, sejam posicionados em definitivo. Por isso também são chamadas de estruturas pré-fabricadas (BRUMATTI, 2008, p 7)

As estruturas pré-fabricadas surgiram devido a reconstrução das cidades européias destruídas durante a Segunda Guerra Mundial, que precisava ser rápida. Diante da escassez de mão de obra, o caminho era industrialização do setor da construção civil. Assim, o uso de pré-fabricados de concreto ganhou destaque. Toda a estrutura da edificação, incluindo lajes, vigas, pilares e paredes, é produzida dentro da fábrica e segue pronta para o canteiro de obras, onde apenas será montada. O sistema industrializado resulta em mais agilidade e menos impacto ambiental.

Como conceito de industrialização da construção entende-se que:

o processo evolutivo, que através de ações organizacionais e de implementação de inovações tecnológicas, métodos de trabalho, técnicas de planejamento e controle objetiva incrementar a produtividade e o nível de produção e aprimorar o desempenho da atividade construtiva (FRANCO, 1992).

A pré-fabricação é em muitos casos utilizada como um processo de fabricação de uma estrutura monolítica, ou seja, faz com que todo o conjunto trabalhe quando a peça é solicitada. O comportamento destas estruturas pouco se diferencia das estruturas igualmente executadas in situ. Apenas há que abordar qual o grau de monolitismo atingido nas ligações executadas in situ, entre peças pré-fabricadas.

        A denominação "pré-fabricada" indica que determinadas etapas do processo ocorrem de forma industrial, seriada, às vezes nos fabricantes e às vezes no próprio local do empreendimento.

        Alguns exemplos de construções pré-fabricadas são: Concreto pré-moldado; Estrutura pré-moldada; Barracões Industriais. Os pré-moldados proporcionam maior agilidade da obra, economia dos materiais e mão de obra, bem como limpeza no canteiro. Sem esquecer também da qualidade do concreto e armações que são calculadas e acompanhadas de perto por especialistas. Quanto mais rápido a obra estiver pronta, menores serão os gastos e mais rápido será o retorno.

        Os barracões industriais podem ser montados rapidamente sobre terrenos de difícil acesso e baixa compactação, caso haja necessidade de novos arcos ao longo do comprimento com vãos livres, ele supre estas necessidades. Os galpões industriais pré-fabricados têm baixo preço, prolongada vida útil e custo quase nulo de manutenção.

        Os elementos pré-moldados são inseridos no processo construtivo sem que haja mudanças bruscas da base produtiva que caracteriza o setor. Notadamente na alvenaria estrutural, eles irão associar-se às particularidades deste processo construtivo, com relação à rapidez de execução, ao controle de qualidade, à coordenação modular e à diminuição das improvisações e dos desperdícios sendo capaz de levarmos em consideração redução da ociosidade e risco de desvios de compra, redução das horas do pessoal exposto ao risco, obra limpa e menor dano possível ao meio ambiente, rotatividade menor da mão-de-obra e maior organização do canteiro de obras(BRUMATTI, 2008, p 9).

  1. OBJETIVOS

O objetivo do nosso trabalho é demonstrar as vantagens e desvantagens, o custo-benefício e o porquê de se utilizar as construções pré-fabricadas, esse tipo de estrutura cada vez mais presente na construção civil.

3. JUSTIFICATIVA

Com a crescente demanda da construção civil, onde a realidade é o ritmo cada vez mais acelerado dos canteiros de obra e a exigência de resultados cada vez mais rápidos e que atendam as empresas, a construção civil caminha na direção da industrialização. O trabalho mostra que, para isso, o uso das estruturas pré-fabricadas começa a ser utilizado em maior escala, sendo uma alternativa aos métodos construtivos convencionais e propondo soluções para a carência de mão de obra no setor, para a diminuição de resíduos da obra e otimização da produção, reduzindo os custos e o tempo de execução do serviço.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. HISTÓRIA DO SISTEMA PRÉ-FABRICADO

O sistema pré-fabricado surgiu na Europa, quando vários países tiveram que ser reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial, o período de 1945 a 1950 teve uma grande demanda de construções, teve que ser construído, casa, hospitais, pontes, escolas e as próprias indústrias. A guerra foi o principal fator que gerou a grande demanda de construção, mas não o foi o único, a França já estava passando por uma crise na construção civil, na época precisa refazer por volta de dez milhões de casas destruídas pelas bombas ou pela ação do tempo.

A Europa se deparou com a escassez de recursos, determinou como prioridade a reconstrução de indústrias, sistemas de comunicação, transportes e infra estrutura no geral. Existia um forte controle do que estava sendo construído para garantir a utilização somente dos recursos necessários. Essa racionalização abrangia todas as fases da obra: o projeto, estrutura, instalações e acabamentos. Com isso começou a surgir a construção de grandes edifícios com ágil versatilidade de divisões internas. Nesse período ocorreu uma travessia do canteiro para a usina.

Na década de 50 a Europa viveu um boom do crescimento, a mão de obra mais qualificada emigrou para as industrias, onde conseguiam melhores salários. A grande maioria não era qualificada, por isso, recebia salários considerados baixos. Surgiu a duvida de como produzir sem a mão de obra capacitada na obra, o melhor foi substituir as funções de canteiro pela mecanização, melhorando assim o nível de organização e de produtividade.

  1. HISTÓRIA DO SISTEMA PRÉ-FABRICADO NO BRASIL

O sistema pré-fabricado tem avançado muito recentemente no Brasil, mas o país poderia obter ainda mais avanços na área, caso houvesse uma política de incentivo as pesquisas e para o aprimoramento das técnicas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (422 Kb)   docx (602.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com