TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEPS, UEPS E MPM

Trabalho Escolar: PEPS, UEPS E MPM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Contabilidade

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra tudo sobre o patrimônio de uma empresa, ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à empresa, com finalidade de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus proprietários do patrimônio e demais pessoas relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela empresa.

Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações que reuni os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas.

Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade, apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração.

No entanto, independente de sua classificação, a contabilidade adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar com todas as informações necessárias ao estudo e controle do patrimônio.

O que é PEPS

(Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (First In, First Out))

A avaliação dos estoques é feita pela ordem cronológica das entradas, sai o material que entrou antes, isto é, do lote mais antigo e cujo preço está baseado no custo em que ele entrou no estoque. Terminado o lote mais antigo, aplica-se o preço do segundo lote mais antigo. O saldo em estoque é calculado pelo custo das entradas de material. A vantagem deste tipo de avaliação é que o valor dos estoques fica sempre atualizado em relação ao valor da última entrada, isto significa que o valor dos estoques se aproxima dos preços atuais do mercado. Por outro lado, o custo de produção é calculado em função dos valores dos primeiros lotes de entrada no almoxarifado, de acordo com a análise de custo, aos olhos da legislação brasileira é proibido, pois, coloca o valor dos estoques muito inferior às outras análises, reduzindo assim, os ativos nos balanços e consequentemente, a possibilidade da redução dos mesmos nos impostos de renda de pessoa jurídica.

As vantagens do método são:

Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;

O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

O movimento estabelecido para os materiais, de forma contínua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos à deterioração, decomposição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com