TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inventario Fisico

Dissertações: Inventario Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 9

O inventário físico é a contagem de todos os estoques da empresa, para verificação se as quantidades correspondem aos controles do estoque.

Esta contagem também deve ser efetuada em componentes, aguardando definição da qualidade para serem rejeitados. Os benefícios dos inventários é a verificação de eventuais desvios no controle - estoques de peças rejeitadas, cujos controles não são lançados por alguma falha.

Essas faltas não registradas e controladas podem causar problemas de atrasos nas entregas de pedidos aos clientes, pois o planejamento de compras não irá suprir a falta destes materiais por falha nas informações.

O maior benefício é ter os estoques com as quantidades corretas.

Hoje, em empresas que trabalham com volumes de estoques pequenos, pratica-se o inventário contínuo, no qual são feitas contagens semanais de um pequeno porcentual do universo de peças para verificação de diferenças de peças entre o físico e o controle. Essa prática é denominada de verificação de acuracidade do estoque, no qual até um determinado porcentual de desvio é aceito, e acima deste valor, ações são imediatamente tomadas para corrigir os desvios.

O que é estoque de matéria-prima?

É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos.

Vejamos alguns exemplos de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.

Como podemos ver muitos materiais estão sujeitos a deteriorar, com o tempo exigem cuidados na sua estocagem e, em alguns casos, proteções especiais, como no caso de metais devem ter proteção contra oxidação e o papel e cimento deve ser estocado em local com a umidade do ambiente controlado.

O uso de ferramentas administrativas de controles deve ser adotado para evitar a deterioração ou o obsoletismo da matéria-prima, tais como a definição do tamanho de lotes para evitar estoques por períodos muito longos, e a adoção de técnica de utilizar primeiro os produtos mais antigos.

A técnica para controlar o uso do material mais antigo na administração de materiais é designada de PEPS, que são as iniciais das palavras "Primeiro que Entra , Primeiro que Sai".

O que é estoque de material em processo?

É o estoque de materiais que ficam aguardando entre uma operação e outra no processo produtivo.

Geralmente são pequenos lotes passados de operação em operação, e devem ter a quantidade suficiente de peças para evitar esperas, e nem ter grandes quantidades para não ocupar muito espaço na área de produção, e também a de dificultar sua movimentação entre as operações.

Esses lotes de material em processo funcionam como pequenas caixas d água que irão abastecer a operação posterior por um determinado tempo evitando paradas da linha de produção, quando por algum problema alguma operação deixa de fornecer material para a operação posterior.

Esses lotes são definidos por tempos que as máquinas necessitam para pequenos ajustes e reparos ou mesmo a substituição de ferramentas.

Em tempos passados havia empresas que trabalhavam com lotes diários entre as operações, solução que gerava a necessidade de grandes áreas para o estoque de material em processo. Esta alternativa também gera a necessidade de estoques maiores e, como conseqüência, a necessidade de capital de giro maior e também de tempo maior entre o inicio da produção e a liberação do produto pronto.

INVENTÁRIO FÍSICO DE BENS PATRIMONIAIS

Inventário é o procedimento administrativo que consiste no levantamento físico e financeiro de todos os bens móveis, nos locais determinados, cuja finalidade é a perfeita compatibilização entre o registrado e o existente, bem como sua utilização e o seu estado de conservação.

Verifica-se nesse evento a integridade do bem, a correta afixação da plaqueta de identificação e se o bem está ocioso ou se apresenta qualquer avaria que o inutilize, o que enseja seu recolhimento à Central de Distribuição do Departamento do Patrimônio, bem como outras medidas legais que poderão ser tomadas.

Os diversos tipos de inventários são realizados por determinação do Diretor do Departamento do Patrimônio, por iniciativa própria da Divisão de Controle Patrimonial ou de qualquer Detentor de Carga nas Unidades Administrativas ou Comarcas, periodicamente ou a qualquer tempo.

O Inventário deve ser realizado nos seguintes locais:

1 - Em um ou mais endereços individuais do Estado.

2 – Na Central de Estoque do Poder Judiciário.

Os tipos de inventário são:

1 - De verificação: realizado a qualquer tempo, com o objetivo de verificar qualquer bem ou conjunto de bens, por iniciativa da Divisão de Controle Patrimonial ou a pedido de qualquer Detentor de Carga ou Responsável.

2 - De transferência: realizado quando da mudança de um titular de função de confiança Detentor de Carga Patrimonial;

3 - De criação: realizado quando da criação de uma função de confiança em uma Unidade Administrativa.

4 - De extinção: realizado quando da extinção ou transformação de uma função de confiança Detentora de Carga patrimonial, de uma Unidade Administrativa;

5 - Anual: realizado para comprovar a exatidão dos registros de controle patrimonial de todo o patrimônio do Poder Judiciário do Estado do Paraná, demonstrando o acervo de cada detentor de carga de cada Unidade Administrativa ou Comarca, o valor total do ano anterior e as variações patrimoniais ocorridas no exercício, elaborado de acordo com o Plano de Contas da Administração Pública Estadual.

Durante a realização de qualquer tipo de inventário, fica vedada toda e qualquer movimentação física de bens localizados nos endereços individuais abrangidos pelos trabalhos, exceto mediante autorização específica do Juiz de Direito Diretor do Fórum, ou do Juiz Substituto no exercício da Direção, com subseqüente comunicação formal ao Diretor do Departamento do Patrimônio do TRIBUNAL DE JUSTIÇA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com