TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drogas

Ensaios: As Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 13

A Droga em seu significado mais amplo, refere-se a qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc. Assim, desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça até uma inflamação é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos, ou seja, drogas que levam à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto que seja tóxico, como o cigarro, e o álcool, que por sua vez vem sendo sinônimo de entorpecentes.

As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo assim levar o usuário a ter reações agressivas.

O que levam uma pessoa a usar drogas?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam alguém a utilizar as drogas são: a curiosidade, influência de amigos (mais comum), desejo, fuga (principalmente por questões familiares), fortalecer (encorajar alguém a tomar tal atitude que sem o uso, julgue não ter coragem), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, sensações de prazer, acalmar, estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que, ao serem introduzidas no organismo, atuam sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. A Lei nº. 11.343, de 23 de agosto 2006, acrescenta, ainda, que drogas são substâncias ou produtos capazes de causar dependência.

Muitas vezes relacionamos esse termo a substâncias cujo uso é proibido, mas esse fato não é regra. Remédios, por exemplo, são considerados drogas, pois são contemplados na descrição dada no parágrafo anterior; e seu uso indevido ou excessivo pode provocar efeitos que vão além do tratamento de males e doenças. Cigarros e bebidas alcoólicas também são drogas, embora seu uso não seja proibido por lei – mesmo podendo provocar muitos danos ao organismo e também à sociedade.

O uso de drogas pela nossa espécie é bem antigo e, inclusive, muitas civilizações recorriam a substâncias psicoativas, encontradas em certas plantas, para serem utilizadas em rituais religiosos. Além disso, algumas drogas, como a maconha, são utilizadas para o tratamento de doenças. No entanto, os mesmos produtos, quando ministrados em contextos e quantidades diferentes, podem provocar efeitos também diferentes. Tal fato, relacionado também ao período de uso, pode provocar diversas consequências que ficam a desejar, e que muitas vezes não envolvem somente o usuário e sua saúde – principalmente se se tratarem de drogas proibidas por lei.

Uma informação enganosa muitas vezes difundida é a de que drogas naturais, por não terem origem sintética, são melhores ou fazem menos danos do que estas. Basta nos lembramos de que veneno de cobra, vermes e substâncias de plantas também são naturais, o que não significa que fazem bem à nossa saúde ou que não podem provocar efeitos sérios, caso sejam introduzidos em nosso organismo. Resumidamente, a questão primeira é o fato de que nenhuma droga é incapaz de alterar nossa saúde física e/ou mental...

Diante dos fatos apresentados, essa seção tem o objetivo de informar características e efeitos de diversas drogas, para que nossos leitores possam ter um material de qualidade para obter informações, e também utilizar em suas pesquisas escolares. No entanto, é válido lembrar que não temos a intenção de fazer apologia ao uso de tais substâncias, até porque muitas delas, além de fazerem mal ao organismo dos usuários, são responsáveis por sérios problemas sociais, políticos, econômicos – e até ambientais.

• SOLVENTES OU INALANTES

Substâncias que causam dependência com muita facilidade.

• ÁLCOOL

Álcool, como são adquiridas as bebidas alcoólicas, droga psicotrópica, o quê provoca o consumo do ácool, problemas decorrentes do excesso de álcool.

• ANFETAMINAS

Anfetaminas, as anfetaminas, o princípio ativo, conseqüências do uso de anfetaminas (podendo levar o indivíduo até ao suicídio por razões ilusórias), efeitos da anfetamina, histórico e curiosidades.

• ANSIOLÍTICOS

Ansiolíticos, o que são Ansiolíticos, os efeitos dos Ansiolíticos no organismo, o uso medicinal dos Ansiolíticos, os efeitos prejudiciais e a dependência dos Ansiolíticos.

• AYAHUASKA

Bebida feita por meio da fervura do cipó mariri e das folhas da chacrona que é usada em rituais religiosos, como Santo Daime e União do vegetal: sua utilização e efeitos.

• BARBITÚRICOS

Barbitúricos, os barbitúricos, o que são os barbitúricos, para que os barbitúricos são usados, o que os barbitúricos provocam, o que os barbitúricos causam, as consequências do uso de barbitúricos.

• BOA NOITE CINDERELA

Boa Noite Cinderela, o conjunto de drogas que constituem o Boa Noite Cinderela, qual o efeito do Boa Noite Cinderela, como ocorre a utilização do Boa Noite Cinderela, o que é o boa noite cinderela.

• CAFEÍNA

Cafeína, a cafeína, uso da cafeína como estimulante, o café, refiregerante, efeitos da cafeína, efeitos do uso contínuo da cafeína e as conseqüências pelo consumo exagerado da cafeína.

• CIGARRO

Cigarro, maior problema de saúde pública mundial, composição do cigaro, composição da fumaça do cigarro, efeitos provocados pelo cigarro.

• CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

Classificação das drogas de acordo com os estímulos que promovem no sistema nervoso central.

• COCAÍNA

Cocaína, a cocaína, princípio ativo da cocaína, efeitos da cocaína, sensações, o consumo da cocaína, princípio ativo e curiosidades a respeito da cocaína.

• CODEPENDÊNCIA

Codependência, o que é codependência, quem pode ser codependente, sintomas que se manifestam em pessoas com codependência, o tratamento contra a codependência.

• COGUMELOS

Cogumelos, os cogumelos, cogumelo, cogumelos usados como alucinógenos, quais as causas que os cogumelos trazem para o organismo, tipos de cogumelos, efeitos dos cogumelos.

• COLA DE SAPATEIRO

Droga muito difundida entre crianças e adolescentes de rua.

• CRACK

Crack, O que é o Crack, Como é feito o Crack, quais as substância que constituem o Crack, quando surgiu o Crack, as causas do Crack, os sintomas do Crack.

• DO QUE É COMPOSTO O BOA NOITE CINDERELA?

Golpe Boa Noite Cinderela, qual a composição do Boa Noite Cinderela, flunitrazepam, rape drugs, ácido gama hidroxibutírico, cetamida, sistema nervoso central, sonolência, Rohypnol, ansiolítico, redutor da ansiedade, Ecstasy líquido, GHB, alucinógeno, atordoar as vítimas, Special K, anestésico de uso veterinário.

• DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

Drogas lícitas e ilícitas, drogas lícitas, drogas ilícitas, álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack, critério usado para classificar as drogas em lícitas e ilícitas, drogas.

• ECSTASY

Ecstasy ou Pílula do Amor, o ecstasy. Informações sobre o princípio ativo da droga, conseqüências e efeitos do uso do ecstasy, surgimento do ecstasy (histórico) e as curiosidades a respeito do Ecstasy. Também pode ser chamada de pílula do amor.

• EFEITOS DO EXCESSO DE ÁLCOOL NO ORGANISMO

Saiba o que o uso excessivo do álcool pode causar em seu organismo a curto e a longo prazo.

• HEROÍNA

Heroína, a heronína, o princípio ativo da heronína, conseqüências da heroína e malefícios do uso da heroína, efeitos e histórico da heroína (surgimento da droga).

• I-DOSER

Droga legal e sem efeitos secundários?

• LANÇA-PERFUME

Lança Perfume, o que é lança perfume, do que o lança perfume é feito, quando o lança perfume foi proibido no Brasil, como o lança perfume era usado antigamente, os efeitos do lança perfume, o que o consumo do lança perfume causa, o perigo do uso do lança

• LSD

LSD, formas de consumo, como se apresenta, efeitos físicos, sintomas psíquicos, utilizada por adolescentes e jovens, intuito de sua utilização.

• MACONHA

Maconha, os princípios ativos da maconha, THC, anandamida, como a maconha age no cérebro, os principais efeitos da Cannabis Sativa, a legalização da maconha, maconha como medicamento.

• MERLA

Merla, a merla, o que é a merla, efeitos da merla, quais as consequências da merla, onde a merla age no organismo, consequencias da merla, a merla e o organismo, efeitos da merla.

Drogas

As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticas. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.

As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.

O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas emmedicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).

Abaixo os principais tipos de drogas:

Drogas Naturais

 Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.

 Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos:codeína, heroína, morfina, etc.

 Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.

 DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.

 Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.

 Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

Drogas Sintéticas

 Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

 Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.

 Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.

 LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.

 Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

Drogas Semi-Sintéticas

 Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.

 Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.

 Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.

 Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.

Outras Drogas: inalantes, solventes, bebidas alcoólicas, cigarro

 Bebidas Alcoólicas

 Boa noite Cinderela

 Cola de Sapateiro

 Inalantes

 Lança Perfume

 Cigarro e os Males do Cigarro

 Charuto

 Narguilé

Medicamentos

Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.

 Tranquilizantes – remédios de venda controlada, para controle da tensão, insônia e ansiedade.

 Ansiolíticos – utilizados no tratamento contra a ansiedade.

Drogas e a Sociedade

 Crack: o craque do time da morte

 Cracolândia

 Toxicomania

 Drogas: o crack e os novos termos

 Fumante passivo – conheça os riscos que as pessoas que convivem com fumantes estão correndo.

 Leis Antifumo – muitos países já estão proibindo o fumo em locais públicos, veja como são as leis antifumo no Brasil.

 Tráfico internacional de drogas

As drogas causam atualmente um grande problema na sociedade. Algumas iniciativas importantes foram criadas para evitar que a juventude entre nesse mundo sem volta (na maioria das vezes).

Drogas

As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita comCannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.

As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.

O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas emmedicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).

Abaixo os principais tipos de drogas:

Drogas Naturais

 Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.

 Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos:codeína, heroína, morfina, etc.

 Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.

 DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.

 Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.

 Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

Drogas Sintéticas

 Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

 Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.

 Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.

 LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.

 Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

Drogas Semi-Sintéticas

 Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.

 Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.

 Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.

 Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.

Outras Drogas: inalantes, solventes, bebidas alcoólicas, cigarro

 Bebidas Alcoólicas

 Boa noite Cinderela

 Cola de Sapateiro

 Inalantes

 Lança Perfume

 Cigarro e os Males do Cigarro

 Charuto

 Narguilé

Medicamentos

Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.

 Tranquilizantes – remédios de venda controlada, para controle da tensão, insônia e ansiedade.

 Ansiolíticos – utilizados no tratamento contra a ansiedade.

Drogas e a Sociedade

 Crack: o craque do time da morte

 Cracolândia

 Toxicomania

 Drogas: o crack e os novos termos

 Fumante passivo – conheça os riscos que as pessoas que convivem com fumantes estão correndo.

 Leis Antifumo – muitos países já estão proibindo o fumo em locais públicos, veja como são as leis antifumo no Brasil.

 Tráfico internacional de drogas

As drogas causam atualmente um grande problema na sociedade. Algumas iniciativas importantes foram criadas para evitar que a juventude entre nesse mundo sem volta (na maioria das vezes).

Drogas

As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita comCannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.

As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.

O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas emmedicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).

Abaixo os principais tipos de drogas:

Drogas Naturais

 Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.

 Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos:codeína, heroína, morfina, etc.

 Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.

 DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.

 Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.

 Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

Drogas Sintéticas

 Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

 Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.

 Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.

 LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.

 Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

Drogas Semi-Sintéticas

 Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.

 Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.

 Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.

 Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.

Outras Drogas: inalantes, solventes, bebidas alcoólicas, cigarro

 Bebidas Alcoólicas

 Boa noite Cinderela

 Cola de Sapateiro

 Inalantes

 Lança Perfume

 Cigarro e os Males do Cigarro

 Charuto

 Narguilé

Medicamentos

Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.

 Tranquilizantes – remédios de venda controlada, para controle da tensão, insônia e ansiedade.

 Ansiolíticos – utilizados no tratamento contra a ansiedade.

Drogas e a Sociedade

 Crack: o craque do time da morte

 Cracolândia

 Toxicomania

 Drogas: o crack e os novos termos

 Fumante passivo – conheça os riscos que as pessoas que convivem com fumantes estão correndo.

 Leis Antifumo – muitos países já estão proibindo o fumo em locais públicos, veja como são as leis antifumo no Brasil.

 Tráfico internacional de drogas

As drogas causam atualmente um grande problema na sociedade. Algumas iniciativas importantes foram criadas para evitar que a juventude entre nesse mundo sem volta (na maioria das vezes).

...

Baixar como  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »