TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Habilidades Dos Negociadores

Monografias: As Habilidades Dos Negociadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  2.784 Visualizações

Página 1 de 5

As Habilidades Essenciais Dos Negociadores

A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado,essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores, podendo ser resumidas em:

Capacidade de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação que desenvolvidos ao longo do tempo com esforço e dedicação, transformam-se em talento.

O negociador deve assumir uma postura pró-ativa observando continuamente se suas ações podem ser realizadas de maneira mais eficaz,somando-se a isso a utilização de habilidades consideradas essenciais às quais iremos expor a seguir: Concentrar-se na idéias, fazendo da discussão uma oportunidade de reflexão; discutir as proposições de forma a obter uma discussão mais efetiva; proporcionar alternativas para a outra parte de modo que possa gerar a outra parte novas formas de agir, mas sempre mantendo o objetivo da negociação; ter objetividade no equacionamento dos problemas; apresentar propostas concretas de maneira a efetivar as discussões; saber falar e saber ouvir, falar na hora certa e transmitir de maneira clara as idéias propostas, saber ouvir valorizando as idéias do outro; colocar-se no lugar da outra parte conhecendo suas necessidades e seus problemas; saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas; saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses para não atrapalhar nem o relacionamento nem os resultados da negociação e finalmente, evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.

É evidente que todas essas habilidades apresentadas possuem seus prós e contras, o que exige do negociador grande cautela, discernimento e inteligência para aplicá-las dentro do contexto presente adaptando sua experiência em cada caso. O negociador tem um compromisso com a responsabilidade social e por isso não deve ser alguém que cria dificuldades e vender facilidades.

5.1 Identificando as habilidades essenciais dos negociadores

Hoje em dia uma pessoa boa de negociação tem que ter certo talento, uma pessoa experiente de vida, fruto de sua vida profissional e pessoal ao longo do tempo, adquirindo com muito esforço, dedicação, persistência. Este profissional desenvolve varias ferramentas pessoais que permite tomar as decisões certas nas horas decisivas, chamada de habilidades, terem uma boa qualificação para desenvolver grandes decisões em uma organização.

5.2 Diferentes visões teóricas sobre as habilidades dos negociadores.

Um bom negociador tem que ter uma habilidade resumida em capacidade de reparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e daptação. Durante o processo de negociação surge vária dessas habilidades, que são exigidas dos negociadores.

Os grandes negociadores apresentam criatividade, versatilidade, motivação e habilidade para manter-se afastada, capacidade e para não se envolver muito pessoalmente durante o processo, assim buscando decisões inteligentes, isso não e simples de se fazer, fazer com que a pessoa tira da cabeça a idéia é uma tarefa difícil de colocar em pratica.

Durante as negociações é sempre bom ir acompanhado de um parceiro, porque nem sempre um negociador consegue captar todas as informações e evitar algumas armadilhas que podem surgir durante a negociação,ter calma e tomar decisões tranqüilas,deixar a outra parte com uma impressão de estar negociando com uma pessoa experiente e calculista.

5.3 Porque é importante conhecer as habilidades dos negociadores?

Os grandes negociadores possuem características em compreender e utilizar suas habilidades para agir racionalmente durante as negociações, de forma que obtenham um maior numero de resultados positivos relativamente às outras pessoas. Todos conseguem êxito em negociações, mas o profissional não poder evitar ou cometer enganos rotineiramente.

A primeira seria desenvolver um padrão eficaz de comportamento para se adequar a uma situação em particular, sem necessariamente ser capaz de generalizar esse conhecimento as situações relacionadas.

A segunda seria negociar racionalmente ao selecionar estratégias apropriadas aos objetivos e oponentes, bem como a outros fatores singulares a situação em pauta naquele momento. Para que um negociador esteja preparado para a segunda maneira de atuação, é necessário compreender, como desenvolver a capacidade de utilizar seus conhecimentos de maneira distinta para cada situação.

Para melhorar as habilidades, saber analisar os erros e acertos ocorridos em uma negociação,para ter de lição para as outras negociações.A calma e a segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com