TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Hortas em Comunidades

Por:   •  28/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Tecnologia e Ciência

Curso Técnico em Meio Ambiente

Aline Celestino, Caio Cerqueira, Darline

Fabiane, Gessica Silva, Herverton, Manuela, Vania Teixeira, Rivani.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Feira de Santana- Ba

2015

Aline Celestino, Caio Cerqueira, Darline

Fabiane, Gessica Silva, Herverton, Manuela, Vania Teixeira, Rivani.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Cultivo de hortas com garrafa pet

Feira de Santana- Ba

2015

SUMÁRIO

RESUMO

A implantação do projeto de cultivo de horta com a reutilização de resíduos é de grande importancia na educação, saúde e meio ambiente. O desafio  a ser colocado é a maneira pratica e inovadora de educação ambiental não formal, através do incentivo e  valorização dos recursos do meio ambiente de maneira que se possa alcançar a sustentabilidade.

Palavra chave: Hortas, educação ambiental e sustentabilidade.

ABSTRACT

The implementation of garden cultivation project by reusing waste is of great importance in education, health and the environment. The challenge being placed is the way practices and innovative non-formal environmental education, by encouraging and valuing environmental resources so that they can achieve sustainability.

Keywords: Gardens, environmental education and sustainability.

INTRODUÇÃO

Com a transformação do mundo desde o surgimento dos processos industrias, várias mudanças foram ocorrendo na sociedade principalmente nas mudanças no modo de vida e na cultura. Com a separação do homem da natureza, durante o êxodo rural, o homem passou a utilizar desenfreadamente os recursos naturais, diante do seu consumismo a sociedade aderiu aos produtos industrias.

 A partir disso, surgiu vários problemas ambientais. Com o aumento da produção, aumentou também  a geração de  resíduos, principalmente provenientes do petroléo. O PET faz parte da problematica ambiental por fazer parte da maioria dos resíduos que são descartado, este resíduo gera uma grande  preocupação sobre o futuro sobre a degradação do meio ambiente através dos impactos que estão sendo gerado.

A educação ambiental surgiu como uma solução da conservação do meio ambiente e tem um papel fundamental pois forma o individuo para um senso crítico referente as questões ambientais, além da reflexão visa sensibilizar e tomar atitudes sobre a forma que  se deve utiliza os recursos naturais, atravez de uma visão coletiva, por meios de ações sociais não só se trabalha com informações mas também com atividades de sensibilização se a pessoa não é sensibilizada ela não valoriza oque está sendo degradado ou ameaçado de degradação. Sem a valorização não há envolvimento, o processo de sensibilização têm o potencial de preparar as pessoas para as mudanças.


“A Educação Ambiental fomenta sensibilidades afetivas e capacidades cognitivas para uma leitura do mundo do ponto de vista ambiental. Dessa forma, estabelece-se como mediação para múltiplas compreensões da experiência do indivíduo e dos coletivos sociais em suas relações com o ambiente. Esse processo de aprendizagem, por via dessa perspectiva de leitura, dá-se particularmente pela ação do educador como intérprete dos nexos entre sociedade e ambiente e da EA como mediadora na construção social de novas sensibilidades e posturas éticas diante do mundo.” (Carvalho, Isabel C. M.)

Com base nesses conceitos está sendo inserido o projeto de educação ambiental através  da busca por novas alternativas para destinação correta da garrafa PET que podem contribuir para a sua destinação final. O cultivos de hortas é uma dessas alternativas para reutilizar as garrafas PET assim tendo o objetivo de sensibilizar e mostrar que tem como viver saudável, sustentavel e ecologicamente correto através do cultivo dos seus próprios alimentos, com a destinação correta das garrafas pets, na economia e ajudando o meio ambiente.Através do desenvolvimento do projeto, a educação ambiental vai ficar além da teoria, não só vai ser trabalhado com reflexões, mas com ações, pois,

 Na prática a sociedade deve se mostrar capaz de assumir novos hábitos e de projetar um tipo de desenvolvimento que cultive o cuidado com os equilíbrios ecológicos e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. (BOFF, 1999, p.137).

A partir do cultivo da horta e a reutilização das garrafas pets o  indivíduo vai está em contato com o meio ambiente, vai estimular a sua responsabilidade: plantando, cuidando e o principal que é tendo conhecimento e habilidades assim  alterando o seu modo de ver e de agir, valorizando a natureza e os seus componentes que são essenciais para a vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com