TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wanda Horta

Ensaios: Wanda Horta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  1.782 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DE WANDA HORTA

No intuito de fundamentar os cuidados de enfermagem e possibilitar autonomia e independência na sua atuação junto ao paciente, várias Teorias foram propostas. As primeiras Teorias de enfermagem surgem nos anos 50 para satisfazer as necessidades de descrever, explicar e predizer um referencial próprio da enfermagem. No Brasil, a Teoria aplicada é a das Necessidades Humanas Básicas (NHB) da enfermeira Wanda de Aguiar Horta, em 1960 ela se espelhou na Teoria de Motivação Humana de Abraham Maslow, no entanto seus estudos foram reconhecidos e praticados apenas em 1979 em processo de enfermagem.

Essa teoria embasava em tornar o trabalho de enfermagem reconhecido e independente, como o nosso SAE (Sistematização de Assistência à Enfermagem), com a tentativa de unificar o conhecimento cientifico da enfermagem, fazendo com que seus pacientes e familiares se sintam úteis em se auto cuidar quando possível.

Partindo-se dessa teoria, a enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência quando possível, pelo ensino do autocuidado, de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais. É fazer pelo ser humano aquilo que ele não pode fazer por si mesmo, ajudar ou auxiliar quando parcialmente impossibilitado de se auto cuidar, orientar ou ensinar, supervisionar e encaminhar a outros profissionais quando necessário.

A enfermagem é prestada ao ser humano e não à sua doença ou desequilíbrio então todo o cuidado de enfermagem deve ser preventivo, curativo e de reabilitação, reconhecendo o ser humano como membro de uma família e de uma comunidade sabendo que o ser humano deve ser elemento participante e ativo no seu autocuidado. Precisamos ter uma visão holística do nosso paciente para que ele seja tratado com respeito e a atenção merecida, o que é difícil acontecer, as pessoas se preocupam apenas com si próprio e esquece que seu cliente também possui sentimentos, vemos então o porquê dessa teoria ser importante na vida do paciente e do próprio enfermeiro.

Para que a enfermagem atue eficientemente, necessita desenvolver sua metodologia de trabalho que está fundamentada no método científico. Este método de atuação da enfermagem é denominado pelo processo de enfermagem, conhecido atualmente como Sistematização de Assistência de Enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com