TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Maquinas Elétricas

Por:   •  1/9/2022  •  Artigo  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 4

Motores universais

Os motores universais trabalham com corrente direta ou tensões de corrente alternadas. Tal motor, chamado universal, é usado em serra elétrica, broca, utensílios de cozinha, ventiladores, sopradores, liquidificadores e outras aplicações onde a alta velocidade é necessária com cargas fracas ou pequenas forças. Estes motores para corrente alternada e direta, incluindo os universais são distinguidos por seu interruptor sinuoso e escovas. Os componentes deste motor são: Os campos (estator), a massa (rotor), os pincéis (os excitadores) e as tampas laterais do motor). O circuito elétrico é muito simples, tem apenas uma via para a passagem da corrente, pois o circuito está conectado em série. Seu potencial é maior por ter maior flexibilidade na superação da inércia quando está em repouso, ou seja, tem um excelente torque de partida, mas tem uma dificuldade, ou seja, não é construído para uso contínuo ou permanente.

Outra dificuldade dos motores universais são as emissões eletromagnéticas. As faíscas do coletor (sizzles) juntamente com seu próprio campo magnético geram interferência ou ruído no espaço de rádio. Isso pode ser reduzido por meio dos capacitores de passo, de 0,001 μF para 0,01 μF, conectados dos pincéis à carcaça do motor e conectando-os ao aterramento. Estes motores têm a vantagem de atingir altas velocidades, mas com pouca força. Há também motores de corrente alternando trifásicos operando a 380 V e outras tensões.

RECURSO UNIVERSAL DE VELOCIDADE DE TORQUE DO MOTOR

A Figura 1 mostra uma típica velocidade de torque característica de um motor universal. Este recurso difere do recurso de velocidade de torque da mesma máquina operacional conectada a uma fonte DC pelas seguintes 2 razões:

 Enrolamentos induzidos e de campo têm uma reação bastante grande a 50 ou 60 Hz. Uma parte significativa da tensão de entrada cai através dessas reações; portanto, o EA é menor para uma determinada tensão de entrada durante a operação DC do que durante a operação DC. Desde EA = kØ , para uma determinada corrente induzida e torque induzido, o motor é mais lento em corrente alternada do que em corrente direta.

 Além disso, a tensão máxima de um sistema é vezes seu valor rms, de modo que a saturação magnética poderia ocorrer perto da corrente máxima da máquina. Esta saturação poderia reduzir significativamente o fluxo de rms do motor para um determinado nível atual e tende a reduzir o torque induzido da máquina.

APLICAÇÕES DA UNIVERSAL MOTORS

O motor universal tem a característica descida da velocidade do torque, fortemente íngreme de um motor série DC, de modo que não é adequado para aplicações de velocidade constante. No entanto, por ser compacto e dar mais torque por ampere do que qualquer outro motor de fase única, ele é usado em aplicações onde o peso leve e o alto torque são necessários.

Aplicações típicas deste motor são aspiradores elétricos, brocas e ferramentas manuais similares, bem como utensílios de cozinha.

CONSTRUÇÃO DE MOTORES UNIVERSAIS

As principais partes do motor universal com enrolamento indutor concentrado são:

 A carcaça

 O Stator

 Os induzidos.

 Os escudos.

A carcaça é geralmente feita de aço laminado, alumínio ou aço fundido com dimensões adequadas para manter as folhas do estator firmes. Os postes são geralmente fixados na carcaça com parafusos. Muitas vezes a carcaça de uma peça é construída, com os suportes ou pés do motor.

O estator ou indutor, que é representado juntamente com outras partes componentes, consiste em um pacote de folhas devidamente moldadas, fortemente pressionadas e fixadas por rebites ou parafusos.

O induzido é semelhante ao de um pequeno motor de corrente direta. Consiste em um pacote de folhas que forma um núcleo compacto com ranhuras normais ou oblíquas e um coletor ao qual os terminais sinuosos induzidos estão conectados. Tanto o núcleo da folha quanto o coletor estão solidamente sentados no eixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (550.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com