TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Gestão De Micro E Pequenas Empresas

Pesquisas Acadêmicas: Introdução à Gestão De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  1.436 Visualizações

Página 1 de 10

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1. Com base nas características das Micro e Pequena Empresas que você estudou no material didático e em outros materiais complementares, comente a afirmativa a seguir. Cite as referencias usadas. (3,5):

“As micro e pequenas empresas passaram de mãos invisíveis do mercado a protagonistas do desenvolvimento”.

2. Como observamos durante nossos estudos da disciplina, entre as características marcantes que devem ser vistas para melhorar o processo de sustentabilidade das micro e pequenas empresas no mercado podemos destacar a falta de conhecimento do mercado em que está inserida. Comente esta característica enfocando sua importância para uma gestão mais profissionalizada. (3,0 pontos)

3. Em nosso livro didático pudemos observar as fases do ciclo de vida das organizações conforme Scott e Bruce (1987). A partir destas fases classifique em qual período a empresa do caso abaixo se encontra, justificando sua resposta. (3,5 pontos)

A empresa de tratores “Ronco Forte” foi fundada em 2003, por dois sócios, no município de Rancho Queimado. A partir do ano passado os sócios começaram a avaliar os produtos da empresa para promover um ganho de qualidade. A principal preocupação destes era que essa qualidade fosse percebida e aceita pelos clientes.

A empresa também passou a se preocupar com o planejamento orçamentário, com o intuito de se estabilizar financeiramente, com o planejamento de suas contas de modo que pudesse cobrir todos os gastos e assim poder vislumbrar um possível crescimento.

Porém, mesmo com essa preocupação financeira, é ainda um dos sócios que é responsável pela administração da empresa, principalmente do setor financeiro.

ia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1) Com base nas características das Micro e Pequena Empresas que você estudou no material didático e em outros materiais complementares, comente a afirmativa a seguir. Cite as referencias usadas. (3,5):

“As micro e pequenas empresas passaram de mãos invisíveis do mercado a protagonistas do desenvolvimento”.

No Brasil o número de micro e pequenas empresas vêm aumentando cada dia mais, e mostra que as empresas desempenham um papel de extrema importância no cenário econômico brasileiro, respondem por boa parte da geração de empregos e contribuem para um grande percentual do PIB.

Dentre as principais motivos de êxito das micro e pequenas empresas no Mercado, podemos citar a predominante venda aos consumidores finais, com produtos e serviços de baixo preço unitário, atendendo assim, as necessidades básicas da população. Por terem escalas de produção muito baixas, correm menos riscos de perdas de capital, insumos, material, etc.

Sendo fontes de inovação, as micro e pequenas empresas estimulam a competição econômica, produzindo eficientemente bens e serviços, além de gerarem muitos novos empregos e auxiliarem as grandes empresas.

As micro e pequenas empresas vêm sendo há muito tempo alvo de atenção de analistas econômicos devido a seu potencial de geração de renda e de emprego. Elas representam uma importante fonte de geração de riqueza para o país, portanto ignorar o potencial desses empreendimentos significa desvalorizar um importante agente de fomentação da economia, que contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento. Além disso, elas adquiriram com o tempo características de flexibilidade, rapidez de adaptação às demandas do mercado e principalmente a busca pela eficiência. Por isso são muito valorizadas no Mercado atualmente.

Referências:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. As Micro e Pequenas Empresas Comerciais e de Serviços no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 14 de ago.2011.

ROVERE, R.L.L. Perspectivas das micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Instituto de Economia da UFRJ. Disponível em: . Acesso em 14 de ago. 2011.

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Unissul Virtual. Introdução à Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Palhoça, 2007.

2) Como observamos durante nossos estudos da disciplina, entre as características marcantes que devem ser vistas para melhorar o processo de sustentabilidade das micro e pequenas empresas no mercado podemos destacar a falta de conhecimento do mercado em que está inserida. Comente esta característica enfocando sua importância para uma gestão mais profissionalizada. (3,0 pontos)

Cada vez mais as empresas estão buscando ferramentas que auxiliam a se manterem no mercado altamente competitivo que estamos vivenciando, e uma das ferramentas encontradas é o conhecimento de mercado da empresa.

Esta é uma ferramenta não muito utilizada mas é muito útil para micro e pequenas empresas, podendo auxiliar no gerenciamento das atividades de implantação de projetos e planejamento do negócio.

A pesquisa de mercado, que é a base de todo o processo de planejamento, é ela que irá fornecer as informações mais importantes para o começo de um bom plano de negócios.

O bom desempenho da empresa é definido a partir de quanto mais informação tiver a respeito do mercado em que irá atuar ou está atuando. Só assim será possível conhecer o cliente e reconhecer suas necessidades, saber onde estão seus principais clientes potenciais e conhecer a concorrência, fornecedores e as principais ameaças que o ambiente proporciona à empresa. É possível também reconhecer os pontos fortes e fracos da concorrência e poder comparar com os pontos fortes e fracos da empresa.

A realização da pesquisa de mercado pode ser feita através de institutos de pesquisa, instituições especializadas em pesquisa de mercado, ou pelo próprio empresário e seus colaboradores.

Para dar inicio as atividades de pesquisa de mercado é necessário conhecer o público-alvo que será aplicado a pesquisa e identificar os objetivos que a empresa espera alcançar com os resultados da mesma, ou seja, o que ela necessita saber dos clientes, concorrentes e fornecedores que terá fundamental importância para a abertura do empreendimento.

Pode se dizer então que o conhecimento adequado de mercado é um fator essencial para o sucesso de uma empresa. Uma empresa que estuda profundamente seu mercado de atuação, seus concorrentes, o perfil de seus clientes e as tendências sociais, terá muito mais condições de encontrar as verdadeiras oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com