TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Vertentes Da Logica não Clássica A lógica, Ciência Do Raciocínio Dedutivo, Estuda A Relação De Consequência Dedutiva, Tratando Entre Outras Coisas Das Inferências válidas; Ou Seja, Das Inferências Cujas Conclusões Têm Que Ser

Monografias: As Principais Vertentes Da Logica não Clássica A lógica, Ciência Do Raciocínio Dedutivo, Estuda A Relação De Consequência Dedutiva, Tratando Entre Outras Coisas Das Inferências válidas; Ou Seja, Das Inferências Cujas Conclusões Têm Que Ser . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 3

As principais vertentes da logica não clássica

A lógica, ciência do raciocínio dedutivo, estuda a relação de consequência dedutiva,

Tratando entre outras coisas das inferências válidas; ou seja, das inferências cujas conclusões

Têm que ser verdadeiras quando as premissas o são. A lógica pode, portanto, ser considerada

Como “o estudo da razão” ou “o estudo do raciocínio”.

O objetivo da lógica consiste, então, na menção e estudo dos princípios lógicos usados

No raciocínio dedutivo. Sob essa concepção, temos a lógica dedutiva.

Podemos, entretanto, considerar uma outra lógica, a lógica indutiva, que se ocupa

Não das inferências válidas, mas das inferências verossímeis. Consideremos o seguinte argumento:

Para entender o que são lógicas não clássicas, devemos entender primeiramente o que são lógicas clássicas. Este grupo reúne o Cálculo Proposicional Clássico e os Cálculos de Predicado de primeira e segunda ordem (obviamente, clássicos). Existe também uma controvérsia acerca da inclusão da teoria de conjuntos no grupo de lógicas clássicas.

Todas as lógicas clássicas tem em comum os princípios de bivalência, não-contradição, terceiro-excluído e identidade. Aquele que a esta altura pensar que, portanto, lógicas não clássicas são aquelas que rejeitam estes princípios está incorrendo em um equívoco. Todas as lógicas que rejeitam estes princípios são não clássicas, mas nem todas lógicas não clássicas rejeitam estes princípios. Ou seja, existem sistemas de lógicas não clássicas que seguem todos os princípios da lógica clássica.

Basicamente, lógicas não clássicas são todos sistemas simbólicos de lógica além do CPC e CQC (e teoria de conjuntos, para quem a considera um sistema de lógica clássica).

Os sistemas de lógicas não clássicas são categorizados em dois tipos: lógicas complementares e lógicas alternativas.

As lógicas complementares são aquelas que respeitam todos princípios das lógicas clássicas, mas abrangem coisas fora do escopo destas. Por exemplo, a lógica temporal, como o nome sugere, trata do tempo (passado, presente e futuro), sendo capaz de formalizar raciocínios como "Fulano trabalha todos os dias. Logo hoje ele trabalha" e "Beltrano venceu o jogo ontem. Logo ao menos uma vez Beltrano venceu o jogo".

Outro tipo de lógica complementar é a modal. Esta traz as modalidades aléticas (possível e necessário).

Já as lógicas alternativas são aqueles que rejeitam um ou mais princípios da lógica clássica. As mais óbvias são aquelas que rejeitam o princípio de bivalência, lidando com mais de dois valores de verdade.

Uma lógica alternativa notável é a intuicionista, a qual está atrelada ao construtivismo, corrente da filosofia da matemática. Dotada de uma semântica e uma sintaxe discrepante com a lógica clássica, a lógica intuicionista rejeita o princípio de terceiro-excluído e de dupla negação.

Ultimamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com