TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendencias Do Mercado De Trabalho

Monografias: As Tendencias Do Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

AS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

O mundo do trabalho sempre foi dinâmico. Com o desenvolvimento e a construção de novos instrumentos de trabalho, os processos de trabalho foram tomando novas formas e possibilitaram a transformação da natureza através da produção dos elementos que são vitais para o homem. Nesse sentido, conforme se foi dando o “progresso”, mais “desenvolvida” se tornou a sociedade. Porém, no contexto deste “desenvolvimento”, o mundo do trabalho passou por significativas transformações que reconfiguraram a categoria trabalho e a classe trabalhadora, afetando diretamente o mercado de trabalho contemporâneo.

Na análise do atual cenário das mudanças do mundo do trabalho, cabe ressaltar, especificamente, as particularidades destas mudanças no contexto brasileiro. O trabalho sofreu mudanças significativas nas últimas décadas com a chamada globalização, que transformou as formas de produção e o próprio mercado de trabalho.

A pouca concorrência existente até a década de 1980 proporcionava estabilidade e bons lucros as empresas que, até então, não se preocupavam muito em "encantar o cliente", mas a abertura do mercado às importações imprimiu um ritmo diferente, em que a disputa pelo consumidor se tornou feroz. Com as alterações acima, atualmente "o cliente é o rei", e suas exigências e preferências estão em foco, fazendo com que as organizações busquem superar constantemente as expectativas dos consumidores.

Para agradar o consumidor, fez-se necessário investir recursos na compra de maquinários mais modernos, na automação de diversos processos produtivos, o que resultou em cortes significativos de pessoal – o chamado desemprego estrutural. A modernização das indústrias fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual que braçal, e ao trabalhador foi exigido buscar novos conhecimentos que pudessem trazê-lo de volta ao mercado e enfrentar relações de trabalho mais autônomas.

No mercado profissional do século XXI, muitas ocupações antigas estão desaparecendo e outras estão sendo criadas. Apenas como exemplo, atualmente, destacam-se as categorias profissionais de tecnólogos e aquelas relacionadas à nanotecnologia e à biotecnologia; as pesquisas da indústria farmacêutica; a agropecuária (etanol e biocombustível), e a indústria de gás (pré-sal).

Compreender as tendências de atuação e áreas em crescimento pode ser útil para o desenvolvimento profissional, mas isso perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua autoavaliação.

Considerando minha atual formação, Técnico Administrativo, e a minha cidade, Caraguatatuba-SP, digamos que o mercado de trabalho não está muito favorável.

Porém se levarmos em consideração a área em que vou me formar, que é a qual eu desejo atuar, o mercado de trabalho está altamente favorável.

A Engenharia Civil está em alta no mercado e as empresas, construtoras e empreiteiras estão à procura de Engenheiros recém formados para empregá-los.

Os Engenheiros mais experientes possuem mão-de-obra mais cara, portanto as empresas estão preferindo os mais jovens que, relativamente, possuem mão-de-obra mais barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com