TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens Da Utilização Da Contabilidade Ambiental.

Trabalho Escolar: As Vantagens Da Utilização Da Contabilidade Ambiental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 8

1. Tema

As vantagens da utilização da Contabilidade Ambiental.

1.1 Delimitação do tema

As vantagens da utilidade da Contabilidade Ambiental no Brasil.

2. Justificativa

Esta área precisa ser mais bem estudada e ainda há muito ao que adentrar, pois a utilização irresponsável de meios naturais para a produção de bens e serviços, além dos danos ambientais óbvios, tende a gerar para a entidade que o provocou o repúdio da sociedade e dos consumidores. Economicamente, a gestão ambiental não precisa ser encarada como “um custo a mais”, mas uma ótima oportunidade de demonstrar a responsabilidade social e melhorar a imagem mercadológica, e por conseguinte gerar um saudável ciclo de lucros sustentáveis a médio e longo prazo.

A contabilidade é uma enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais e governamentais. Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos (neste caso) ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda. Portanto influenciando a tomada de decisões e avaliação regular de tais políticas ambientais, a contabilidade é imprescindível, pois gera informações relevantes aos administradores de qualquer entidade.

Obtendo-se o relatório ambiental; que é o meio utilizado pela empresa para descrever e divulgar o seu desempenho ambiental, compreendendo, de forma genérica, o fornecimento de dados, auditados ou não, relativos aos efeitos das atividades da empresa no meio ambiente e abrangendo, especificamente, riscos, impactos, políticas, estratégias, alvos, custos, passivos ou qualquer outro dado relevante sobre o seu desempenho ambiental, para todos aqueles que se interessam por esse tipo de informação como um auxílio para entender ou enriquecer seu relacionamento com a empresa reportada.

3. Objetivo

Poderíamos identificar as seguintes vantagens da utilização da contabilidade ambiental:

- Identificar e alocar custos ambientais, de maneira que as decisões de investimentos estejam baseadas em custos e benefícios adequadamente medidos;

- Analisar se o uso da contabilidade permite aferir, economicamente, as reduções de gastos com água, energia e outros recursos, renováveis ou não;

- Gerar informações e demonstrativos sobre a eficácia e viabilidade econômica das ações ambientais;

- Verificar o impacto da publicação do balanço ambiental gera transparência da gestão e uma potencial melhoria de imagem da entidade produtora perante o público;

- Discutir a importância da contínua correção das ações ambientais, em decorrência da utilização de dados físicos-contábeis, para contribuir com a sociedade como um todo; pois haverá redução do nível de agressão à natureza na elaboração de produtos e serviços indispensáveis.

4. Problema

De que maneira a contabilidade ambiental pode contribuir para a melhoria da empresa?

5. Hipótese

Pode contribuir para a real demonstração financeira da entidade, além da melhoria na imagem da empresa valorizando as suas ações com a adoção de uma política sustentável.

6. Referencial Teórico

De acordo com Iudícibus e Marion (2007, p. 53): “O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira [...], física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.” Os usuários podem ser classificados como as pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação de certa entidade.

As informações geradas pela contabilidade da empresa geralmente são encontradas em devidos relatórios como: balanço patrimonial, demonstrações de resultado do exercício, demonstrações de fluxo de caixa entre outros. Conforme Tinoco e kraemer (2008, p. 24):

[...] a contabilidade é objetivamente um sistema de mensuração, avaliação e

Divulgação, centrado nos usuários da informação, destinado a provê-los (os

usuários) com demonstrações contábeis e outros meios de transparência,

permitindo-lhes análises de natureza econômica, financeira, social,

ambiental, física e de produtividade das empresas (entidades de caráter geral).

Para Braga (2007), a contabilidade no que se refere ao meio ambiente, é de grande utilidade no processo de identificação e fornecimento de subsídios informacionais para controlar os impactos ambientais da atividade operacional.

A Contabilidade Ambiental é um ramo especializado da ciência contábil, conforme Ferreira (2003, p. 108):

A Contabilidade Ambiental não é outra contabilidade; assim, todos os

eventos econômicos ou fatos contábeis relativos a ações realizadas pela

Entidade que, por consequência, causem impacto ao meio ambiente, devem

ser reconhecidos e registrados pelo sistema contábil. Portanto, o Balanço

Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício e demais informes,

as Notas Explicativas e, quando houver, o Balanço Social e Demonstração

do Valor Adicionado são as peças contábeis adequadas para evidenciar

como essa questão está sendo tratada pela organização.

Neste sentido, considera-se que o objetivo da Contabilidade Ambiental é o de direcionar o sistema de informações já adotado pela contabilidade tradicional para a mensuração e evidenciação dos registros contábeis relacionados aos impactos ambientais das organizações. Bem como a conduta da empresa em relação ao meio ambiente, observando seus ativos, passivos, custos, despesas e receitas ambientais aos diversos usuários.

Segundo Martins (1972 apud Tinoco e Kraemer, 2007), ativo é o futuro resultado econômico que se espera obter de um agente. E valor econômico de um ativo é o valor atual máximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com