TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Veredas do Grande Sertão-Brasília: Ocupação, urbanização e resistência cultural

Por:   •  16/5/2018  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE JK[pic 1]

UNIDADE SANTA MARIA

CURSO              : TI e vários 

DISCIPLINA    : Metodologia Cientifica

PROFESSOR    : Estevão Ribeiro Monti

RESENHISTAS: Antonio Otto Soledade

                              Gabriel de Souza Fernandes

                              Gabriel Fernando Pascual

                      Gleydson Bruno Sampaio Silva

                              Lorena dos Reis Lima

BIBLIOGRAFIA

        ROSA, João Guimarães. Soroco, sua Mãe e sua Filha. Em Primeiras estórias. Em Rosa, João Guimarães. Ficção completa, em dois volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Volume 2, pg. 397-399.

BIOGRAFIA

        João Guimarães Rosa (1908-1967) nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais. Guimarães Rosa foi um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Se formou em medicina na universidade de Minas Gerais em 1930, quando começou a produzir seus primeiros contos publicados na revista "O Cruzeiro". 

        O escritor tinha destaque na criação de novos vocábulos (neologismo) dentro de seus textos e publicou diversos contos e romances, como "Magma", "Sagarana", "Com o vaqueiro Mariano", "Corpo de Baile: Noites do Sertão", "Primeiras Estórias", "Campo Geral" e "Tutaméia - terceiras Estórias", porém sua grande obra que o consagrou foi "Grande sertão: Veredas". Apaixonado pelas palavras, falava 9 línguas.

        Rosa faleceu três dias após tomar posse de sua segunda candidatura, que adiou por 4 anos, à Academia Brasileira de Letras, onde foi eleito por unanimidade.

EXPOSIÇÃO SINTÉTICA DO CONTEÚDO DO TEXTO

        Rosa (1994), objetiva no conto “Soroco, sua mãe e sua filha”, transmitir a solidariedade do povo sertanejo. Para tanto, apresenta-nos os seguintes argumentos:  12:45, hora de muito sol, fazia muito calor e ainda assim, a comunidade vai à estação despedir-se da mãe e da filha de Soroco;  A comunidade demonstra respeito não rindo-se da insanidade de mãe e filha de Soroco; O cuidado demonstrado por passageiros locais e agentes da estação para com mãe e filha de Soroco; A comunidade leva para além seu apoio a Soroco,  acompanhando-o até sua casa e cantam com ele a sua dor.

COMENTÁRIO CRÍTICO

         O conto de Rosa (1994), poeticamente narrado na terceira pessoa, convida-nos a participar  desse drama pessoal de um sertanejo, pintado com todas as cores,  clima emocional e ambiente. Começa colocando-nos dentro do cenário. E paulatinamente nos desvela os sentimentos dos personagens, comunidade local e Soroco com o que resta de sua família, confiando que nós, seus convidados, nos deixaremos levar pela empatia para o mundo que pretende transmitir: O da solidariedade sertaneja.

         Com técnica e arte, vai pincelando aos nossos olhos o caminho que devemos percorrer, quase hipnotizados pela simplicidade e clareza, conduzindo-nos a ponto de com um mínimo de sensibilidade, da parte de nós leitores, podermos nos esquecer de que temos um texto sob nossos olhos.

        Para os que não tiveram o privilégio de ler esta primorosa criação do autor, consideramos que seu objetivo é plenamente alcançado. O mundo solidário sertanejo, com intensidade, nos toma de roldão pela pena do talentoso artista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com