TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As alterações de tipos de educação e de preparações para o ensino em diferentes áreas

Artigo: As alterações de tipos de educação e de preparações para o ensino em diferentes áreas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

No momento em que vivemos em relação à educação é de reflexão sobre as várias alterações que as reformas educacionais trouxeram ao magistério.

Tais alterações, entre elas as socioeconômicas, fazem com que o professorado viva duas situações distintas; de um lado,as tarefas aumentaram,e o grau de exigências;de outro,pouco ou nada lhes é apresentado, em troca desses novos desafios, e a carreira continua ter as mesmas dificuldades,que já vem de longa data.Deparamos-nos com um histórico antigo repleto de troca de responsabilidades. Desde a chegada da Industrialização até a década de 30 que encontramos o descompromisso do estado, simplesmente passado a compromissos para outras instancias.

Antes, havia apenas duas maneiras de se habilitar material humano para lecionar: O magistério, no curso de segundo grau, e a licenciatura conseguida no ensino superior.

A LDB de 1996 vem trazer a notícia de que se pode formar professores em nível médio e ainda prevê a formação em nível superior,a pedagógica para os bacharéis e a educação continuada.

Pontos positivos, dessas mudanças é a ampliação dessas modalidades de ensino e preparação para a docência em áreas diferentes, de acordo com a formação de cada profissional envolvido nessa mudança.

Pontos negativos, torna as universidades mais fraca em relação ao papel privilegiado que tinham na formação do educador.Isto se torna contraditório frente ao discurso da importância da educação no mundo contemporâneo, e a necessidade do país em melhorar a qualidade do ensino nas escolas de educação básica.Assim há que se encontrar uma equidade entre essas duas situações apresentadas, incrementando a formação de educadores nos níveis de ensino médio, sem diminuir a importância das instituições de ensino superior, e também dando ao professor condições para que ele continue seu processo de formação, mesmo já no exercício de suas funções, para que se reciclem conceitos e se renovem ideias quanto à educação do país.

artigo 13 (LDB 9394/96)

A participação assegura visibilidade no processo educacional. Devem os docentes pensar em trabalho individual, seu, mas que atenta à proposta pedagógica da escola, que é coletiva.

Não cabe a mais ninguém, enquanto profissionais, a aprendizagem dos alunos.

A LDB- Lei de Diretrizes de Educação Nacional, determina, sim, determina, e não sugere as obrigações dos docentes com a frase que inicia o artigo o Artigo 13 e os incisos a ele inseridos.

Diz o artigo da LDB que os docentes incumbir-se-ão, -encarregar-se-ão, terão a incumbência,terão a tarefa de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.Não é mais o caso de participar se quiser.Agora é mais obrigatório participar,até para poder reivindicar direitos.A participação assegura visibilidade no processo educacional, ao participar das questões que aflige a educação e em particular sua escola o docente reafirma sua posição de cidadão e dá exemplos aos alunos de como participar.Lógico e claro que essa participação envolve responsabilidade e a democracia é isto,uma divisão de responsabilidade se a escola não vão bem,onde é que esta o problema?Se há algum aluno que não consegue aprende é porque a escola não cumpriu sua função com a sociedade. E por que isso aconteceu, onde esta o problema?Talvez esteja num planejamento equivocado, desatualizado que já não responde às necessidades dos alunos. Talvez esteja faltando ou até sobrando algo, e só resolverá a questão com a participação dos envolvidos.

Os docentes, Depois de aceitarem a proposta pedagógica da Unidade Escolar deverão elaborar seu plano de trabalho.Entendo que a escola receba este nome para,justamente promover a unidade(ser uma só embora atenda uma gama enorme de diferenças individuais).Devem os docentes pensar em trabalho individual, seu, mas que atenda a proposta pedagógica da escola, que é coletiva.Deve eliminar a questão tão frequente ´´ sempre trabalhei assim e deu certo ``.A proposta pedagógica tem o eixo norteador que é:o trabalho coletivo.Mesmo o docente elaborando seu projeto de trabalho não pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com