TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As línguas de Sinais: Sua importância para os surdos

Artigo: As línguas de Sinais: Sua importância para os surdos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Artigo  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

As línguas de Sinais: Sua importância para os surdos

As línguas de sinais embora muitos pensão ser universal não é, cada comunidade e país tem a sua língua de sinais reconhecida, assim como temos a nossa no caso oral e escrita.

As línguas de sinais mesmo sendo através de gestos, expressões ela é bem diferente da pantomima a mesma nasce naturalmente nas comunidades surdas.

Voltando um pouco no passado no Egito antigo surdos eram considerados pessoas escolhidas, já na Grécia antiga eram exterminados, Aristóteles foi acusado de manter os surdos na ignorância por mil anos por não ouvirem eram considerados desprovidos de razão e já os Romanos crianças eram afogados no rio Tibre.

E a partir do século XVI que começa a historia da educação para os surdos, na primeira fase eram ensinados por tutores médicos ou religiosos, na segunda fase três homens desconhecidos entre si fundaram em diferentes lugares da Europa escolas para surdos e a língua se sinais francesa foi reconhecida, com a chegada do oralismo a língua de sinais foi proibida e na terceira fase nasce o bimodalismo e o bilinguismo hoje a primeira língua oficial dos surdos sendo a segunda a portuguesa na modalidade escrita.

O INES é a única instituição federal que atende alunos surdos.

A língua de sinais não se baseia em gestos aleatórios em sinais icônicos e nem agramaticais ao longo dos anos vem tendo uma ampliação no seu vocabulário, e assim a surdez passou de deficiência para diferença.

Como nós os surdos também tem uma identidade podem ser religiosa, funcionais, estética etc...

A língua ainda enfrenta barreiras para ser aceita, por puro preconceitos da sociedade ouvinte e ate mesmo dos pais por não aceitarem que seus filhos frequentem escolas para surdos e assim crescerem com adultos surdos e assim ter referências a condição cultural ter uma comunidade aprender a língua de sinais e assim se tornarem mais confiantes e motivados para valorizar sua cultura.

LIBRAS: direitos dos Surdos brasileiros

Dia 26 de novembro é comemorado o dia do surdo, foi reconhecida a Libra, o direito a tradutores e interpretes da língua brasileira de sinais, língua portuguesa e a uma educação bilíngue para as crianças surdas entre muitas outras conquistas.

Atualmente existem associações e clubes aonde os surdos desenvolvem suas próprias atividades, nas comunidades surdas e costumes atribuírem um sinal pessoal para seus membros, como aparência, objetos o que gosta de comer coisas que marcam a pessoa.

A língua de sinais é um símbolo de identidade para os

Surdos, nas famílias que tem vários surdos a língua de sinais prevalece, para começar uma conversa com um surdo deve se tocar no braço ou antebraço, nunca vire as costas pois isso é um insulto, e a despedia sempre é bem demorada a chegada também, eles combinam varias vezes o próximo encontro.

A tecnologia vem crescendo muito para os surdos, campainhas luminosas, babas luminosas, despertadores vibratórios, celulares com acesso a libras, e varias outras coisas.

Com muita luta a língua de sinais foi reconhecida assim permitindo aos surdos ter uma identidade e além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com