TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surdos e Línguas de Sinais: Conceitos e Mitos

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 3 - Surdos e línguas de sinais: conceitos e mitos

Atividade - Mitos sobre surdos e Libras

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Fórum - As línguas de sinais

O texto A Libras como Língua Natural, que você leu anteriormente, introduz alguns conceitos para compreensão da Libras como língua da comunidade surda. Por muitos anos, a Libras foi chamada “linguagem das mãos”, “linguagem de gestos”. Hoje entendemos que a Libras, assim como as outras línguas de sinais faladas em várias partes do mundo, são também línguas. Explique por que hoje as línguas de sinais são reconhecidas como línguas, tão completas como as línguas orais. Após incluir sua resposta, leia os comentários dos colegas e comente, no mínimo, uma resposta de um de seus colegas.

Resposta 1

A língua de sinais não é uma simples maneira para que os surdos possam interagir entre si e com ouvintes. Ela é muito mais complexa do que isso e possui uma abrangência muito maior do que aquela de passar uma mensagem simples e até mesmo “fútil”. Libras é a LÍNGUA de sinais brasileira porque, assim como as línguas faladas, são organizadas a partir de regras que devem ser seguidas para que haja uma comunicação efetiva acerca de qualquer assunto. Todas as regras que são aplicadas para que a língua falada (como o português, inglês, etc) seja realmente considerada uma língua, são também aplicadas à Libras (e outras línguas de sinais de outros países). Como todo mundo leu no texto indicado, não há necessidade de ficar aqui explicando cada um dos níveis de organização, mas acho válido ao menos citá-los: nível fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático. Por isso diz-se que a língua de sinais é sim uma língua, já que possui sinais com significados, que são organizados para formarem sentenças e textos; sinais que são usados em estruturas específicas e com relações características, dentre outros níveis que são igualmente aplicados para as línguas orais-auditivas. E são, também, consideradas tão completas quanto estas, porque permite ao surdo conversar sobre qualquer assunto, de qualquer área do conhecimento humano, incluindo emoções e coisas abstratas - da mesma forma que em uma lingua falada.

Resposta 2

Podemos inferir, após a leitura dos textos, que o processo de aceitação das línguas de sinais, principalmente no Brasil, aconteceu de forma paulatina. Nesse sentido, as línguas de sinais foi ganhando espaço na nossa sociedade, esta que utiliza outra linguagem de comunicação que dá por meio de sons. " A LIBRAS, atualmente, é utilizada e amplamente aceita pela mídia, comunidade surda e pelos profissionais da área educacional." Essa realidade tomou nota após o reconhecimento da necessidade de comunicação que os surdos tinham para se interagir e se incluir a sociedade. E após os estudos feitos sobre o assunto os pesquisadores chegaram a conclusão que a língua de sinais possibilita aos surdos o desenvolvimento de funções superiores do pensamento. De modo que, para os surdos é possível compreender questões para além das funções sociais e comunicativas, a língua de sinais também desperta no indivíduo surdo os aspectos cognitivos desde sua infância, sendo assim, tão completa quanto a linguagem oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (253.4 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com