TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto Organizacional Dires

Monografias: Aspecto Organizacional Dires. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

No desenvolvimento acadêmico, deparamos com exemplos práticos de gestão empresarial na teoria e na prática, adquirindo desta forma conhecimento e habilidades. Planejar, traçar metas, dirigir, organizar, são algumas, que são de grande importância para o sucesso de um empreendimento. Organizar a linha de produção, estabelecer metas a serem cumpridas em determinado périodo de tempo. o gerenciamento dentro de uma empresa é de grande importância, seja ela um grande, médio, pequeno.

As empresam devem sempre apresenta uma estrutura organizacional sólida, isso é o que a faz crescer, e alçar(alcançar??) reconhecimento, nas mais diversificadas áreas do mercado.

Neste ensejo este presente trabalho tem como objetivo apresentar a Diretoria Regional de Saúde – 23ª DIRES, instituição prestadora de serviços de saúde, pertencente ao setor publico, na qual será identificado dentro da mesma a sua Estrutura Organizacional, como também assuntos relacionados com nível hierarquico, recursos humanos, departamentalização, prestação de serviços, mercado e finanças da mesma.

Sendo assim, foi consultado o livro didático, tele – aulas, biblioteca digital e bibliografias recomendadas, buscando subsídios para analisar e contextualizar o assunto abordado.

1 EXECUÇÃO DAS OPERAÇÕES, NÍVEIS E HABILIDADES

De modo teorico, toda intituição apresenta metas a serem cumpridas, mas para se chegar na direção desejada é de fundamental importância que se haja uma divisão adequada de setores e trabalho para haver hamônia empresarial. Segundo Mintzberg, a hierarquia é parte integrante da forma como as organizações cordenam a divisão do trabalho.

A estrutura hierárquica da Diretoria Regional de Saúde, abrange os níveis e habilidades adequadas para o seu desenvolvimento. No nível instituional (ou estratégico), composto pela mesma desenvolve o planejamento estratégico da instituição, neste nível há grandes necessidades de habilidades conceituais, que são imprecindiveis para o bom exercicio da liderança organizacional.

Chiavenato (2000, p. 3)

Habilidades conceituais: consiste na capacitação de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento das suas partes. Essas habilidaes permitem que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidade do seu departamento ou grupo imediato.

No nível intermediário, desempenhado pela área administrativa, a função neste nivel é a de interpretar e traduzir as dicisões direção e transformação em planos concretos. Para isto, seus integrantes precisam de habilidade humanas, pois assim mantém um bom relacionamento desenvolvendo-se bem em equipe, atuando de maneira eficiente e eficaz com os líderes. Já no nível operacional, na área tecnica de saúde, trabalham na execução de rotinas e procedimentos, nesessitando de habilidades técnica, pois dessa forma trabalham de forma ,as ligada a execultar.

2 RECUSOS HUMANOS

A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores, definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração entre eles.

A Diretoria Regional de Saúde (23ª DIRES), caracteriza o setor de relações humanas com um deficit de servidores, devido que nesta unidade tenha apenas um servidor designado ao referido setor. Desempenhando neste mesmo, as funções de avaliação de desempenho, departamento pessoal com envio e recebimento de correspondências. Mando uma rotinas diárias, semanais, mensais, que se caracteriza no seguinte quadro apresentado:

Rotinas

Diárias - Atendimento a servidores pessoalmente e através de telefone;

- Envio e recebimento de documentos;

- Verificação de frequência.

-Rotina de arquivamento de documentos

Semanais - Levantamento das frequências;

- Ida aos municipios de abrangência da DIRES;

- Agilizar processos junto aos servidores.

Mensais - Agilização de férias;

- Envio da frequência;

- Realização de escola de serviços.

No setor público o recrutamento de pessoas aptas para cada nível da instituição é feito a partir de processos de seleção, está situação se modifica um pouco em instituição de iniciativa privada, pois estas dispõe de testes, entrevistas, dinâmicas de grupo e o que mais lhe convier, já no serviço público tem como ferramenta principal o concurso público, sob o risco de enfrentar contestações judiciais por parte dos reprovados no processo, caso utilize de outros mecanismos de seleção que possuam critérios vistos como "subjetivos". Mesmo que o concurso público seja eficiente para medir habilidades técnicas e teóricas, deixa muito a desejar para a constatação de habilidades comportamentais.

3 DEPARMENTALIZAÇÃO

Os deparamentos da instituição se dividem em área administrativa e área técnica de saúde, cada uma dessas áreas desempenham muitas funções, como a vigilância epidemiológica, que monitora os eventos epidemiológicos através de ações educativas para promoção da saúde, auxilia os municípios na execução das ações de prevenção de agravos( doenças), elabora estratégicas para execução de trabalhos de campo na performa de agentes entomológicos para prevenir endemias; Na farmácia trabalha com atendimento a pacientes para cadastramento e formalização de processos, dispensação de medicamentos (alto custo e estratégico), execução de atividades educativas de conscientização no município; Tendo também a Atenção Básica que mantem o monitoramento de programas ligados à atenção primária (diabéticos, hipertensos), apoio aos municípios para execução das ações ligadas à saúde da família, apoia os agentes comunitários de saúde (ACS), através de ações de qualificação ao trabalho dos mesmos.

3.1 Organograma da insituição

É um gráfico que representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com