TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.177 Palavras (17 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        5

3 MODOS DE GESTÃO        7

4 PROBLEMAS ENCONTRADOS         7

5 ANÁLISE CRÍTICA        8

6SUGESTÕES DE MELHORIAS         9

7CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

ANEXOS ...................................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo globalizado, as organizações não podem dar margem a erros e dessa forma, será realizada uma pesquisa que se dará enfatizando questões a respeito do departamento de recursos humanos que é de fundamental importância para o sucesso das organizações tendo em particular a capacidade de se transformar em um elo entre diretores e funcionários com prioridade na gestão das pessoas apresentando sempre soluções para o melhoramento da empresa, corrigindo os possíveis problemas encontrados nos processos internos das organizações. Através da proposta em pauta será realizado um Diagnóstico organizacional para propostas de melhorias, identificando os conceitos relativos as disciplinas aplicadas pelo decorrer do semestre, e após tal diagnóstico e com base no mesmo, serão levantadas propostas de melhorias que estejam de acordo com as metodologias das disciplinas estudadas. Dentro de tal conceito, serão analisados também fatores como diretrizes da empresa que se torna ponto fundamental aos objetivos a serem alcançados, serão abordados aspectos como liderança que se traduz em uma qualidade que o profissional nessa área necessita desenvolver para gerir bem os funcionários que são destaques dentro das organizações, pois a empresa não existe sem as pessoas e todas elas devem ser valorizadas porque são peças fundamentais e tem o seu papel em destaque como capital intelectual da empresa.

A empresa escolhida para o Análise Organizacional foi a “Faculdade FAMA”, uma das maiores da cidade de Mineiros - GO, localizada no sudoeste goiano, o Centro de Ensino Superior Rezende Potrich & Sampaio. Apesar de recém-criado, tem em seus fundadores uma longa e comprovada vida dedicada ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. Nada mais natural, portanto que almejar o desenvolvimento da cidade que os acolhe e tem consciência de que, apesar do acentuado progresso que ela já experimenta somente através da educação ele será sustentado. Em julho do ano de 2007, a Faculdade iniciou suas atividades de Ensino Superior com os cursos autorizados: Bacharelado em Enfermagem (Portaria n°453/2007), Bacharelado em Farmácia (Portaria n° 454/2007), Bacharelado em Fisioterapia (Portaria n° 455/2007), Bacharelado em Nutrição (Portaria 456/2007), Bacharelado em Odontologia (Portaria n° 457/2007). A Faculdade Mineirense é uma instituição de Ensino Superior que atua segundo o seu Regimento Interno e pela legislação em vigor por um marco referencial que se constituirá na formação integral do acadêmico, como cidadão e profissional. Convido você leitor a adentrar em páginas descritas por meio de conceitos apresentados nas disciplinas vistas pelo longo do semestre e fundamentadas com base na bibliografia contida na biblioteca virtual onde será apresentado embasamento teórico com os principais conceitos que nortearam o trabalho. Serão apresentados também conceitos relativos à teoria e prática, propondo a partir disso, sugestões para melhorias dos problemas apresentados, que servirão como mecanismos, que podem ser direcionados aos funcionários para torná-los assim mais motivados para exercerem suas tarefas na organização.


  1. ASPECTOS DA ESTRUTURA organizacional

A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para a concretização do processo organizacional. Observe logo abaixo um organograma da empresa que foi escolhida para o diagnóstico:

[pic 15]

A Faculdade Fama de Mineiros - Goiás, tal empresa foi submetida a um questionário de diagnóstico que foi direcionado ao departamento de RH da organização. O questionário em pauta segue em anexo e a partir desse ponto foram relatadas algumas falhas que a empresa apresentou, buscaram-se conhecer o departamento da organização em estudo no que diz respeito à sua estrutura, organização, processos e componentes, materiais e humanos através de entrevistas e visitas ao local onde posteriormente serão apresentadas propostas de melhorias. A faculdade fama tem uma estrutura organizacional complexa para atender aos anseios de sua proposta como instituição de ensino e como podemos ver essa instituição de ensino, possui os mais diversos setores para realização de sua administração, de modo que todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional. O departamento escolhido para a análise dos problemas foi o departamento de recursos humanos que dentro da empresa se encontra subordinado a diretoria administrativa e financeira. Nesse contexto é importante lembrarmos que as organizações obtêm resultados por meio das pessoas que a elas estão vinculadas.

As estratégias de alocação, manutenção, avaliação e desenvolvimento de pessoal devem permitir obter um grau ótimo de harmonia entre as exigências e interesses da organização e as necessidades e aspirações das pessoas que nela trabalham. Nem sempre as políticas de pessoal aparecem escritas ou documentadas, mas apesar disso são claramente percebidas nas práticas da Faculdade Fama.A instituição tem como uma de suas missões, formar profissionais competentes para a atuação no mercado de trabalho, com sólida formação geral, notáveis no saber, habilitados eficiente e eficaz no desempenho de suas funções, com senso ético e de responsabilidade social diferenciados na percepção do mercado de trabalho e consumidor de serviços, como profissionais competentes. Tem ainda como missão atuar junto às comunidades carentes de seu entorno, para fomentar o crescimento em termos de conhecimento e de cidadania, atuante e autossuficiente na solução de problemas. A capacitação gerencial é uma necessidade dentro da empresa e já está sendo desenvolvida com a pretensão de obter maior eficiência, que advém do melhor uso dos recursos; eficácia, que supõe conhecimento da missão e dos objetivos organizacionais já citados neste trabalho. Hoje a Faculdade Fama está caminhando para possuir um corpo gerencial capacitado e consolidado para ser capaz de formular objetivos e metas; prever obter e administrar melhor os seus recursos, definir prioridades e tomar decisões; inovar e assumir riscos calculados; coordenar os esforços e estimular o desenvolvimento do potencial das pessoas que estão inseridas dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (316.4 Kb)   docx (108.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com