TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos relacionados à Contabilidade de Custos

Trabalho acadêmico: Aspectos relacionados à Contabilidade de Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Na sociedade moderna é notório que as organizações são vitais para o desenvolvimento da sociedade, destacando a importância da administração para o seu funcionamento e crescimento.

Nesse sentido, o presente trabalho tem a finalidade de apresentar soluções referentes a quatro desafios administrativos voltados para o estudo de caso da Agencia de Turismo Vida Boa. A supracitada empresa apresenta situações nas quais o acadêmico do curso de administração aponta recursos pertinentes à gestão organizacional com suporte teórico baseado nas disciplinas estudadas.

Os desafios apresentados elucidam uma pesquisa com agencias de turismo para identificar como estas formam o preço dos pacotes de viagem oferecidos aos clientes, elucidam fatos sobre cobrança indevida realizada pela empresa frente a uma cliente,elucidam também, soluções no sentido de como os gestores da agencia deve aplicar os conceitos de administração para evitar problema com a justiça devido o transtorno causado à cliente e elucida ainda, maneiras de como melhorar o desempenho dos funcionários da organização e de como atrair novos clientes.

Com isso, o estudo de caso apresentado utiliza-se do referencial teórico observado nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Cientifica, Psicologia Organizacional, Estatística, Contabilidade de Custos e Direito Empresarial e Trabalhista. Portanto, considera-se que estas disciplinas esclarecem que o profissional administrador precisa estar atento ao que se referem a levantamento de necessidades dos clientes, parceiros, logística, capital, investimentos, estrutura física e mão de obra para o bom funcionamento da organização.

Assim, é importante salientar que a administração de empresas requer uma série de responsabilidades, as quais devem ser exercidas com afinco pelo gestor, tendo em vista que o conhecimento adquirido na sala de aula é imprescindível para práticas em uma gestão de sucesso, inclusive no ramo do turismo.

2. DESENVOLVIMENTO

O Brasil, conhecido mundialmente como o país tropical possui um extremo potencial turístico de norte a sul. Com cidades repletas de belas praias, serras, cachoeiras, dunas, florestas, grandiosos festivais de música, amplos centros para compras, dentre outros encantos, possui imponentes atrativos que tem fomentado a procura de pessoas por agencias de turismo para melhor organizar suas viagens tanto nacionais quanto internacionais.

2.1 Aspectos referentes á Contabilidade de Custos

O presente trabalho iniciou-se através de uma pesquisa realizada com agencias de turismo, no sentido de verificar como estas realizam os cálculos referentes aos pacotes de viagem que são oferecidos aos clientes. As informações obtidas puderam estabelecer relações claras com as práticas contábeis estudadas em sala de aula, uma vez que os valores de pacotes de viagens ofertados aos clientes são estabelecidos a partir de cálculos referentes àcontabilidade de custos.

Esse ramo da contabilidade se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos, como descreve LEONE (1997).

Segundo o autor, a contabilidade de custos consiste na aplicação da técnica contabilística aos fenómenos internos da empresa, que ocorrem na área da produção, comercial, administrativa, financeira, com dois objetivos principais: a avaliação dos bens produzidos e vendidos e o controle das condições internas de exploração.

Fazendo analogia com essas informações e com os dados obtidos na pesquisa sobre a maneira que as agencias de turismo estabelecem os valores de pacotes de turismo. Encotra-se assim valores de hospedagens diárias, transporte aéreo, transporte terrestre, incluindo despesas com funcionários e administrativas da agencia, guias turísticos, seguros, quantidade de pessoas que irão participar de determinado pacote, localidade do destino, época do ano, locais a serem visitados, shows, e etc. Nesse sentido, provavelmente o pacote buscado por Maria, continha despesas com transporte, hospedagem e alimentação para o período de um final de semana. Para tanto, considera-se que o valor do pacote mais os juros seria de R$ 3.200, 00 reais parcelado em dez vezes de R$ 320,00.

2.2 Aspectos referentes ao Direito Empresarial e Trabalhista

A situação exposta no estudo de caso aponta que a cliente chamada Maria ao buscar os serviços oferecidos pela Agencia de Viagens Vida Boa teria sido lesada. Uma vez que sofreu cobrança indevida de um pacote de turismo tendo inclusive, seu nome incluso no cadastro de inadimplentes e passado constrangimento por ser cobrada em seu local de trabalho. Esse transtorno teria sido ocorrido por erro de uma funcionária da empresa, tendo em vista que Maria desistiu do plano e não havia assinado nenhum contrato de pacote de viagem que justificasse a referida cobrança pela agencia de turismo ou pela financiadora do pacote.

Diante da situação explanada é possível afirmar que a cliente poderia sim, mover uma ação judicial contra a empresa conforme aponta COELHO (2008)estando baseada no Código de Defesa do Consumidor,uma vez que este proíbe que o consumidor seja exposto a situações vexatórias quando de uma cobrança.

Os dispositivos e princípios que teriam sido violados pela empresa seriam referentes à moral, tendo em vista que sobre o dano moral infere-se que é aquele que traz como conseqüência ofensa à honra, ao afeto, à liberdade, à profissão, ao respeito, à psique, à saúde, ao nome, ao crédito, ao bem estar e à vida, sem necessidade de ocorrência de prejuízo econômico, como se infere dos art. 1º, III, e 5º, V e X, da Constituição Federal, e que acarreta ao lesado dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhação. (GONCALVES, 2008).

A ação judicial movida por Maria deveria ser ajuizada em face da empresa Vida Boa, haja vista que a cliente manteve contato apenas com a agencia e não com a financiadora, muito menos assinou o contrato referente às cobranças indevidas desta, o que poderia justificar que a cliente movesse a ação contra a própria financiadora. É importante salientar que a vendedora que manteve contato com a cliente representa a empresa, e nesse sentido a ação movida deve ser frente

à empresa e não contra a pessoa da vendedora, conforme aponta o Código Civil, artigo 932, III: 1- O empregador é responsável pelos atos praticados pelo empregado, e tendo em vista que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com