TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assertividade

Resenha: Assertividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Assertividade

Assertividade usada agora... Assertividade vem de "ASSERO" que significa afirmar. Atenção! Afirmar não é acertar! Portanto, não se trata de acertar, mas de saber se firmar e afirmar. " O meu espaço vital é o espaço mínimo necessário para que eu me sinta feliz." A Assertividade é a arte de defender o meu espaço vital sem recuar e sem agredir.

"Você deve afirmar todos os dias sua posição diante do universo. Aprenda a usar palavras otimistas, motive-se para conquistar tudo o que deseja, seja confiante, tudo conspirará a seu favor". (Luís Alves é personal coaching especialista sobre a lei da atração). Ser assertivo é ser pacífico sem ser passivo.

O principal objetivo dessa dinâmica de assertividade e autoconhecimento é a exploração da auto-afirmação, suas ligações e seus limites em prol do crescimento pessoal e educacional dos alunos.

Materiais: Para cada participante: Folhas e lápis, "Direitos Assertivos: Eu tenho direito", Folha "Direitos Assertivos: Os outros têm direito de receber de mim".

Procedimento: Solicita-se aos alunos que identifiquem individualmente os direitos que crêem ter na família, no trabalho e na sociedade.

Se formam subgrupos e se pede que destaquem, com as contribuições de cada participante, pelo menos cinco direitos que o subgrupo crê ter no ambiente familiar, do trabalho e social.

Quanto terminarem, cada subgrupo lerá suas conclusões pedindo-se que se expliquem separadamente cada um dos pontos solicitados.

O facilitador, professor, pede então que, dado que foram determinados estes direitos, passem a determinar aqueles direitos os membros de sua família, os colegas de trabalho e a sociedade têm direito de receber de cada participante.

O facilitador, professor, conduz um processo para que o grupo analise como se pode aplicar o aprendizado obtido em sua própria vida.

Finalização: O melhor de mim - Dinâmica para estimular a criatividade

Essa dinamica de criatividade tem por objetivo proporcionar aos participantes uma auto-avaliação, criatividade e oferecer aos demais companheiros um pouco de si.

Materiais que os alunos levarão: Cartolinas de cores variadas e suaves; revistas usadas; cola; tesouras; fita adesiva.

Procedimento: Colocar o material à disposição dos participantes e dizer-lhes que: "Vocês vão construir um cartaz de ASSERTIVIDADE, utilizando todos esses recursos, que retrate ou represente o melhor de vocês"

Durante quarenta minutos aproximadamente, os participantes deverão usar toda a sua criatividade e elaborar, com frases ou figuras, um cartaz que diga ou sintetize o "MELHOR DE VOCÊ E A ASSERTIVIDADE"

Ao ser concluído, deverá ser fixado os cartazes na parede.

Os cartazes deverão ficar afixados até o final do evento.

O dono do cartaz deve retirá-lo da parede e dizer ao grupo o que significa.

Em seguida, deve oferecer o "MELHOR DE VOCÊ" a um dos participantes do grupo, ressaltando o quanto àquela pessoa é especial, por isso merece o seu cartaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com