TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASSERTIVIDADE PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Por:   •  29/4/2017  •  Monografia  •  5.229 Palavras (21 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 21

1 – INTRODUÇÃO:

A comunicação tem um profundo sentido na vida humana. Pela comunicação se estabelecem relações interpessoais e grupais, mediante as quais são enriquecidas as pessoas e os grupos. A comunicação possibilita às pessoas compartilharem experiências, idéias, sentimentos, conhecimentos e habilidades.

No mundo das organizações, a comunicação exerce um certo e grande poder. A comunicação é uma estratégia para a empresa. Nas organizações mais bem-sucedidas do mundo, a comunicação recebe a máxima prioridade, pois transfere simbolicamente idéias entre interlocutores, e é capaz de, pelo simples fato de existir, gerar influências.

Com o tema: “Uso da assertividade para uma comunicação eficiente”, este artigo tem como objetivo discorrer sobre as modalidades que integram a comunicação empresarial: comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação institucional e comunicação mercadológica e também os comportamentos encontrados nestes ambientes: agressivo, passivo, passivo-agressivo e assertivo.

Muitas empresas investem pesadamente em canais para melhorar a comunicação interna. No entanto, os resultados não aparecem e surge a pergunta: Onde está o erro? A resposta pode estar na ausência de um bom relacionamento entre líderes e equipes ou mesmo na falta de um ambiente propício para troca de idéias.

Segundo Peter Drucker, sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da  ineficiência na comunicação.

Falta da cultura do diálogo, de abertura à conversação e a troca de idéias, opiniões, impressões e sentimentos, é, sem dúvida alguma, o grande problema que prejudica o funcionamento de organizações e países. A comunicação corporativa é um processo diretamente ligado à cultura da empresa, ou seja, aos valores e ao comportamento das suas lideranças e às crenças dos seus colaboradores.

Baseado nesses questionamentos, este artigo, enfatiza um estilo de comunicação que pode ser a solução desses problemas. Compreendido como comunicação assertiva, este estilo tem por base tornar a comunicação empresarial mais democrática, possibilitando que as pessoas expressem idéias e opiniões, sem ansiedade e sem constrangimento, possibilitando vivenciar na prática os conceitos da ação comunicativa.

Também mostra que o profissional pode tomar esse estilo como competência diferencial, e tornar-se assertivo, tendo prontidão com qualidade,  e determinação de propósitos e ideais. Acreditando em si, no exercício interacional e rompendo barreiras com inteligência e criatividade.

2 – COMUNICAÇÃO:

Tudo no universo se comunica: plantas, animais, seres humanos e celestiais. Começa com o choro de um bebê que tenta transmitir uma necessidade ou estado de espírito, continua em nossas atividades cotidianas, até culminar em algo sublime como grandes discursos e negociações.

A comunicação não é um ato isolado, independente, sem nexo com a realidade, estrutura e pessoas. É um processo que envolve gente, situações, interesses. Fica claro o entendimento de que o sentimento de partilha é o que define a comunicação, é construir com o outro um entendimento comum sobre algo. É o fenômeno perceptivo no qual duas consciências partilham na fronteira. Este entendimento comum não significa concordância total de cada uma das consciências com os enunciados envolvidos na troca. O entendimento pode ser a conclusão das consciências que discordam dos enunciados.

2.1 - Comunicação Humana:

A antropologia estima o surgimento do homem há mais de 500 mil anos, e uma das principais características que começou a destacar os primeiros grupos humanos de todos os outros animais foi justamente sua extrema capacidade de se comunicar. O mecanismo de comunicação é de sua natureza física, emocional e social. À medida que se comunica, o homem se descobre, descobre o mundo, o outro, cria códigos, estabelece hierarquia, define-se como pessoa. Não há humano sem comunicação.

O processo de comunicação pode ser definido como uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas ou, ainda, como o modo pelo qual se constroem e se decodificam significados a partir das trocas de informações geradas.

A ação de comunicar pressupõe duas ou mais pessoas produzindo entre si um entendimento recíproco a partir de trocas simbólicas e pode ser definida, portanto, como um comportamento intencionalmente produzido que visa compartilhar uma determinada finalidade, de maneira explícita ou não.

O extraordinário progresso experimentado pelas técnicas de comunicação de 1970 pra cá, representa para a humanidade uma conquista e um desafio. Conquista, na medida em que propicia possibilidades de difusão de conhecimentos e de informações numa escala antes inimaginável. E desafio, na medida em que o avanço tecnológico impõe uma séria revisão e reestruturação dos pressupostos teóricos de tudo que se entende por comunicação.

Em outras palavras, devido a enorme velocidade e quantidade de informações, hoje é preciso repensar cada palavra. Para que a mensagem seja transmitida corretamente, os ruídos, principalmente, deverão ser eliminados, reduzidos ou compensados por fenômenos de redundância (todo o elemento da mensagem que não traz nenhuma informação nova). Utilizando recursos para chamar a atenção e eliminar possíveis ruídos. Nesse sentido, são repetidas frases ou usadas frases similares, imagens ou gestos de reforço, enfatizando informações julgadas essenciais à compreensão do receptor, potencializando a comunicação como um processo total, associada a algumas características, entre elas, a simplicidade, clareza, brevidade, precisão, objetividade, coerência, efetividade, credibilidade, impacto e motivação.

  1. - Comunicação no mundo corporativo:

Como uma unidade socioeconômica voltada para a produção de um bem de consumo ou serviço, a empresa é um sistema que reúne capital, trabalho, normas políticas e  natureza técnica. Uma empresa não apenas objetiva gerar bens econômicos para uma relação entre produtor e consumidor, mas procura também desempenhar papel significativo no meio social.

A comunicação, por sua vez, também é um sistema aberto, semelhante à empresa, sendo organizada pelos elementos: fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, ingredientes que vitalizam o processo.  Segundo Gaudênciao Torquato do Rego:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com