TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assertividade na Comunicação

Artigo: Assertividade na Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Assertividade na Comunicação

A prática da assertividade rotineira é um dos grandes benefícios que uma empresa pode instituir. Ela possibilita economia de tempo, valorização das pessoas, objetividade, produtividade e motivação no trabalho, além de produzir satisfação junto ao cliente externo em função da qualidade dos contatos com a organização. Isso se obtém com funcionários felizes, que adotam posicionamentos diretos, firmes e transparentes incorporados à própria cultura da empresa.

Poderíamos afirmar, sem muita margem de erro, que o uso incipiente da assertividade é o grande mal que impede o entendimento adequado entre as pessoas, promove mal-entendidos que afetam as relações e presta um enorme desserviço às empresas com geração de prejuízos de toda ordem, decorrentesde falhas graves na comunicação.

O problema já começa pela dificuldade das pessoas em entender o que caracteriza uma postura assertiva. Em segundo lugar, vem a de acreditar que ela realmente é decisiva para mudar o rumo das coisas. Por último a mais difícil: adotá-la como caminho e colocá-la em prática.

Para nivelar o entendimento, poderíamos dizer que uma pessoa assertiva é aquela que, nos seus contatos com os outros, apresenta o seguinte perfil:

* Expressa seus sentimentos com espontaneidade, naturalidade e calma;

* Adota sempre uma posição clara e transparente, sem disfarces ou vias indiretas;

* Diz sim ou não como decorrência de análise imparcial (não tendenciosa);

* É firme, quando necessário, sem ferir ninguém;

* Sabe ser flexível, sem abandonar seu espaço vital nem invadir o de outrem.

O uso da assertividade pode ser um fator determinante para a diferenciação entre uma posição de "chefia" e o exercício da efetiva liderança. Isto porque os contatos com uma pessoa assertiva não deixam dúvidas quanto às suas intenções, seus motivos e à forma pela qual age ou busca seus objetivos, disseminando confiança e trazendo segurança aos demais com os quais convive.

Isso naturalmente faz com que estas pessoas queiram se aproximar dela, ou procurem ouví-la sempre que precisarem adquirir certeza sobre qualquer assunto ou tomar uma decisão para o qual não se sintam seguras.

Sempre que a postura assertiva for característica de um membro da equipe, ao invés de recair sobre o líder formalmente constituído, acontecerá um desvio natural da ascendência deste último para o primeiro, ou seja: quem acaba liderando efetivamente é o membro da equipe que detém a confiança do grupo, e não quem, na escala da hierarquia da organização, detém o "poder".

Isto poderia ser um foco de conflito, não fosse o próprio perfil do líder assertivo, que lhe proporciona maturidade no uso de sua ascensão sobre o grupo, e lhe garante suficiente habilidade para neutralizar uma "dissidência" que só traria prejuízos para ambas as facções resultantes. Esse líder natural saberá como, sem esvaziar a chefia formal, direcionar adequadamente as ações da equipe e canalizá-las para a otimização do resultado coletivo, com conseqüente maximização de benefícios para a instituição.

Isto porque sua assertividade impede que atue de forma não transparente ou desleal, ou de uma maneira que o coloque em rota de colisão com a autoridade formal da organização para a qual trabalha. Quando discorda de posturas pessoais ou da política vigente, o líder assertivo normalmente deixa nítida a sua opinião, e consegue fazê-lo sem passar a impressão de que poderá consistir-se em ameaça para as pessoas ou para a concretização das ações das quais discorda. E sempre que a discordância ultrapassar os limites que possa admitir, como cumprir algo que atropele seus valores e princípios, ele certamente irá expor a situação de forma inequívoca e serena, e pedirá afastamento do cenário de conflito, mas é pouco provável que se submeta sem colocar sua posição. Essa serenidade e transparência geralmente são os componentes que contribuem para que seja compreendido e respeitado, mesmo quando discorda, e lhe garantam o espaço de volta quando tudo é superado, restabelecendo a situação de harmonia.

O ideal seria que todas as pessoas em função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com