TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associativismo

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

             ASSOCIATIVISMO E DEMOCRACIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

O associativismo surgiu, quando o ser humano percebeu a necessidade de viver em grupos para assim se defender e cultivar. No tempo industrial foi obrigado a se organizar de maneiras diferentes para enfrentar as condições difíceis de trabalho sendo necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos preparados. Hoje em dia, na fase da globalização e da competição em nosso país, é preciso de empreendedores que acreditem no associativismo, que percebam e valorizem essa forma de representatividade e se tornem os agentes da construção de uma sociedade de resultados. A vida associativa é um instrumento de exercício da sociabilidade. Por meio dela você adquire novos amigos, aumenta seus conhecimentos, exercita a liderança e atua como um transformador da sociedade onde se vive.

              Associativismo e democracia no Brasil, são aspectos fundamentais para transformar o país de primeiro mundo, estabelecendo o desenvolvimento econômico através de negócios que possam crescer de forma sustentável. O mesmo apresentaram um quadro fortalecido em nosso país e perante isso á benefícios das práticas associativas, sendo um deles a defesa dos grupos excluídos e mais frágeis.

A participação em associações e organizações civis, como associativismo, e salutar para gerar solidariedade social, diminuir os custos políticos e econômicos da vida m sociedade.

Estes evidenciam que primeiro o desenvolvimento deve atingir o ser humano. O indivíduo é o centro de todo o desenvolvimento, ele é quem busca meios, caminhos que possam leva-los a conquista a melhoria das condições de usa vida, primeira condição para se atingir desenvolvimento social e consequentemente o local.

A importância das associações da vida associativa para a democracia se torna relevante, por se tornarem conhecidas pelo seu desenvolvimento, sendo diferenciadas pelas forças democráticas das associações quanto às variadas concepções que as sustentam.

Nos Brasil podemos perceber que nas ultimas décadas o papel associativo é vigoroso e diversificado, mostrando uma grande emergência perante o mesmo, destacando as diferentes fases histórica e teórica do país, divulgando o novo associativismo, onde aconteceu nos anos de 1970 rompendo os padrões tradicionais. Nos anos de 1980 houve uma constituição com diversos movimentos sócios, sendo discutidas as questões urbanas, de gênero, sexualidade e ambientais.

Na década de 1990, foram abertos novos detalhes nas práticas associativas do país, surgindo assim movimentos contra a violência e diferentes ONGs, estimulando a sociedade com organizações pastorais ou voluntarias, neste ano o mesmo, priorizava o trabalho feito em parceria com o Estado ou empresas, trabalhando sem fins lucrativos. Nos anos 1960/70 foi aberto vários centros de Educação Popular, destacando a transformação social e a conscientização.

Em alguns lugares do Brasil estão relacionados os “Movimento dos Sem Terras”, sem vinculados a eles, o mesmo utilizam o uso de doações que recebem das ONGs, sem um trabalho especifico.

As ONGs são consideradas a uma empresa multinacionais, sendo o papel do mesmo exercer uma importante força internacional, reconhecendo assim a importância do seu trabalho para o crescimento e amadurecimento dessa determinada empresa.

As relações entre associações e democracia são ampla e plural, mostrando diferentes perspectivas que retratam determinadas qualidades democráticas das associações. Reconhecendo o alcance e a pluralidade dessas crenças. Existem varios benefícios democráticos, entre eles às associações, destacando, assim determinados atributos em danos aos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com