TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIATIVISMO

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

O associativismo está presente nos mais diferentes lugares, ainda que involuntariamente, como a família, o ambiente de trabalho, escola a fim de estabelecer o grande potencial de organização e fortalecimento da sociedade. Diante desse quadro, é importante compreender o associativismo como uma oportunidade de fortalecimento humano através da troca de experiência entre as pessoas, proporcionando a transformação da sociedade e melhoria da própria existência humana, o que resulta em oportunidades de crescimento humano e desenvolvimento local.

Por conta da convivência democrática, o espírito colaborativo as associações podem e devem ser vistas como verdadeiras escolas de civismo e uma forte referência que determina direitos e deveres, padrões de identidade, de sociabilidade, modelos de famílias, estilos de vida, inclusive padrões e comportamentos políticos. O associativismo vem ganhando expansão e sendo considerado importante no desenvolvimento da sociedade, pois é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global.

A importância e o valor do associativismo surge do fato de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas. Mesmo assim ainda percebemos que os problemas no Brasil são crescentes, sejam eles de ordem política, econômica ou social. É nítido os impactos que a população sofre diante das diferenças sociais em cenário de desemprego, exclusão, precariedades e individualismo, onde as práticas capitalistas de mercado, só reafirmam as desigualdades. Essas questões remetem a diferentes formas de sobrevivência e uma delas é o associativismo como garantia de direitos sociais fundamentais e de extrema relevância no mundo contemporâneo. Porém esses movimentos já existem há muito tempo através das ONgs formadas, principalmente pela Igreja, com projetos humanitários ou de interesse público. Essas organizações priorizavam a ajuda às organizações e movimentos sociais nos países do Sul, com o intuito de “consolidar a democracia”. Surgem, então, vários centros de educação popular e de assessorias a movimentos sociais.

O associativismo, assim como outras formas de movimentos sociais, possui suas especificidades e características, pois existem diferenças regionais, no grau de seu desenvolvimento, de sua compreensão, organização e planejamento. Diante das características do associativismo, embora consistente, ainda se mostra insuficiente para conter as desigualdades sociais, econômicas e políticas, já que muitas associações não são boas para a democracia, como determinados grupos privados, grupos racistas, de ódio, e muitos grupos de interesses poderosos que fazem jus às suspeitas de facçiosismo em suas preocupações com o ideal do bem comum. O problema de generalizar não é apenas o de apontar benefícios democráticos onde eles não existem, mas o de não enxergar efeitos democráticos em associações que são descartadas em função de perspectivas teóricas e ideológicas, pois são criadas por indivíduos e setores sociais, econômicos e políticos, obedecendo interesses variados e pessoais, seja para a reprodução ou para mudança social, para a manutenção ou para a alteração das relações de poder. Há, portanto, importantes desigualdades, conflitos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com