TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assunto / Tema: Grupos étnicos e suas fronteiras

Por:   •  21/8/2019  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Assunto / Tema: Grupos étnicos e suas fronteiras

Referência Bibliográfica: BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: C: O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra capa livraria, 2000, p. 25-68.

Resumo

             Fredrik Barth no capítulo “Grupos étnicos e suas fronteiras” discorre e problematiza sobre o estudo de questões relativas à etnicidade e à construção de fronteiras entre os grupos étnicos criticando os estudos desatentos às fronteiras sociais e aos estudos empíricos sobre os grupos étnicos.

             Barth se opõe a ideia simplista que o isolamento social e geográfico foram fatores para a manutenção da diversidade cultural. Para o autor a interação entre os grupos e atores socias são a base a qual os sistemas sociais mais abrangentes são construídos.  Barth explana que para melhor compreensão dos grupos étnicos é preciso compreender que os grupos são categorias de atribuição e identificação concebidas pelos próprios atores sociais através da interação e da afinidade. É preciso analisar e enfatizar os distintos processos que se apresentam como forma de manutenção dos grupos e da constituição das fronteiras étnicas.

              A definição de grupos étnicos para Barth é que são grupos de pessoas (atores sociais) que compartilham e têm as mesmas afinidades culturais que se identificam e são identificados no grupo e entre os grupos, ou seja, através da fronteira social/étnica é  que se define um grupo e não pela matéria e conteúdo cultural dos grupos. A construção e manutenção das fronteiras são feitas pela unidade étnica e por essa construção e manutenção que percebemos essas unidades. As fronteiras e as unidades étnicas estão interligadas e codependem uma da outra nas diferenças culturais.

             

             

               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com