TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia 2ºAno do Ensino Médio Tema: Grupos sociais

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, o que representava os movimentos sociais do século XX? (Página 190)

R= Para Talcott Parsons, qualquer forma de greve, manifestações ou protesto perturbava o bom funcionamento e o equilíbrio da própria sociedade.

. Aponte das alternativas abaixo, a ÚNICA alternativa referente as características estruturais dos movimentos sociais: (Página 193)

        A-) Os movimentos sociais são ações lideradas por qualquer membro da sociedade, tendo apenas a função de reivindicar seus direitos, sejam eles políticos, civis ou democráticos.

        B-) Os movimentos sociais são ações organizadas somente pela classe baixa ou média da sociedade com o intuito de proteger e reivindicar seus direitos acima da alta classe.

        C-) Os movimentos sociais não apresentam coordenação única, pois comportam uma diversidade muito grande de ideias e valores, bem como a atuação e de organização.

        D-) Os movimentos sociais não apresentam coordenação única, pois comportam pouca ou quase nula a diversidade de ideias, valores, atuação e organização. Uma vez que os movimentos agem com um único propósito.

. Aponte as características comum dos movimentos sociais referentes ao estado. (Página 196 e 197)

R= Como características comuns dos movimentos sociais podemos citar: busca por superar uma ordem social estabelecida (exemplo o movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), objetivo de propor maior rigidez no sistema político ou servir como apoio à busca por ampliação e manutenção dos direitos de grupos específicos como por exemplo, destaca-se as lutas pela cidadania de mulheres, negros e outras minorias, responsáveis pelas conquistas dos direitos trabalhista entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com