TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Em grupo analisando, e, interpretando os temas das páginas

Tese: Atividade Em grupo analisando, e, interpretando os temas das páginas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Em grupo analisando, e, interpretando os temas das páginas 06 à 22, do PLT nº 168, da Disciplina de Introdução ao Estudo do Direito:

1° DIREITO A

Método Jurídico

O método jurídico consiste em uma série de regras com finalidade de resolver um determinado problema ou explicar um fato por meio de hipótese.

São vários os métodos utilizados para o estudo de um problema, entre eles podem ser citados: o indutivo, o dedutivo, os dialéticos, o fenomenológico e outros.

Todos eles visando de forma a pesquisar e resolver os problemas, levando em consideração o raciocínio lógico, sociológico, biográficos etc.

Mas em todos esses casos jurista participara da compreensão ou da interpretação.

Técnica Jurídica

Conjunto de meios, adotados na elaboração das leis, de maneira a tornar eficaz seu espírito, mais fácil a sua compreensão e mais atingível o seu fim.

São elementos dispostos ao interprete, ao aplicador do direito, que facilitam a interpretação, e a consequente aplicação das normas jurídicas. Alguns desses elementos são previstos em algumas normas jurídicas.

Sistema Jurídico

Um dos objetivos da ciência do direito é construir o “sistema jurídico”, para satisfazer as necessidades criadas por variadas situação sociais, e a solucionar os mais diversos conflitos de interesses. Cada País, tem o seu Sistema Jurídico, ou seja, cada Estado tem seu próprio Sistema Jurídico, a fim de se criar, e, aplicar as normas que regem toda a organização de um povo.

O Direito Comparado

O Direito Comparado estuda as diferenças e as semelhanças entre os ordenamentos jurídicos de diferentes Estados. Mais especificamente, envolve o estudo dos diferentes sistemas jurídicos existentes no mundo, incluindo o direito comum, o direito civil, direito socialista, a lei islâmica, a lei hindu, e da lei chinesa. Ele inclui a descrição e análise dos sistemas jurídicos estrangeiros, mesmo onde não há comparação explícita é realizada. A importância do direito comparado aumentou enormemente na idade atual do internacionalismo, a globalização econômica e de democratização.

Embora auxilie no estudo de diversos ramos do direito, é no direito internacional privado que a disciplina do direito comparado exerce papel essencial: as instituições jurídicas estrangeiras são estudadas por meio da comparação entre ordenamentos jurídicos.

Teoria Geral do Direito

Destina-se a estabelecer os elementos formais, essenciais e comuns a qualquer norma jurídica, independente de seu conteúdo, bem como formular os conceitos jurídicos fundamentais, indispensáveis ao raciocínio jurídico.

É uma disciplina que dedica - se á analisar dos conceitos jurídicos fundamentais que são comuns aos diferentes sistemas jurídicos ou ramos do direito. Isto é, ela busca estudar o ordenamento jurídico em sua totalidade, a partir da observação dos vários sistemas jurídicos, definindo, assim, os grandes eixos de construção e aplicação do direito, sendo útil para fundamentos de decisões, porém não é obrigatoriamente aplicável, servindo de clareza para legisladores.

A Sociologia jurídica

É frequentemente definida como o ramo da sociologia dedicado ao estudo do direito. Esse conceito, porém, é disputado, havendo quem entenda tratar-se de um campo de pesquisa autônomo ou ligado ao direito.

Independentemente da definição, a sociologia do direito, como também é conhecida, ******

é tributária da antropologia, da ciência política, da psicologia e, especialmente, da sociologia, ou seja, emprega métodos e teorias desenvolvidas nessas ciência no estudo do direito, de suas instituições e de seus atores. A sociologia do direito também usa pesquisas conduzidas em áreas do direito, como direito comparado, critical legal studies, filosofia do direito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com