TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AtIvidade fnal - PTE

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O curso Programas de Transporte do Escolar (PTE) faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Formação pela Escola é um programa que utiliza modalidade de educação a distância, com o objetivo principal de capacitar os agentes, parceiros, operadores e conselheiros envolvidos com execução, acompanhamento e avaliação de ações e programas no âmbito do FNDE. Com esse curso, o Formação pela Escola tem por objetivo disponibilizar conhecimentos sobre a concepção dos Programas de Transporte do Escolar, em especial o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), ressaltando seus principais objetivos e sua forma de execução e operacionalização, além de detalhar a prestação de contas.

ANÁLISE DOS DADOS:

Uma problemática que afeta o transporte escolar no município é o não uso do cinto de segurança pelos alunos que são transportados da zona rural para seus estabelecimentos de ensino e até mesmo pelos próprios motoristas. Nesse trajeto, os mesmos correm sérios riscos de sofrerem algum tipo de acidente.

Outro problema observado é quanto à qualidade e segurança. Foram levantadas informações de que existem motoristas sem o curso de preparação para atuar com o transporte escolar, o que facilita que aconteçam condutas erradas durante o percurso do transporte escolar, como a já citada falta do uso do cinto de segurança, alunos em pé, alunos se xingando, alunos não respeitando o motorista, entre outros.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO:

Uma forma de se resolver esses problemas seria o treinamento dos motoristas com cursos como os do FNDE e também com cursos presenciais de reciclagem com orientações para esses condutores. Com ajuda das escolas e dos professores realizar campanhas de conscientização do alunado para a importância do uso do cinto de segurança, de se viajar sentado, isso quando houver vaga, mostrando os riscos que os mesmo estão sujeitos e orientar a boa convivência e o respeito no trajeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com