TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AtPS Treinamento E Desenvolvimento

Trabalho Universitário: AtPS Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Bauru- Sede

Gestão de Recursos Humanos

Técnicas de Recrutamento e Seleção

Atividade Prática Supervisionada

Tutor á distancia: Profª. Ma. Irma Macário.

Alexsandra Aparecida Ramos RA: 6318179598.

Débora Ferreira Machado RA: 5560126361.

Laiz Fernanda Rodrigues da Silva RA: 6306187803.

Valéria Menezes Gomes RA: 5785184568.

Bauru, 15 de Junho de 2013.

Introdução.

O trabalho tem como finalidade identificar e analisar o processo de Recrutamento e Seleção na empresa “Brasil Confecções”.

Veremos sobre a descrição referente ao cargo Analista de Recursos Humanos, quais são suas funções dentro da empresa, as competências necessárias para se tornar um profissional na área de Recursos Humanos, citaremos algumas dinâmicas para serem feitas em grupo.

O processo de Recrutamento e Seleção está cada vez mais rigoroso, pois a escolha de um talento profissional pode decidir o rumo do sucesso de uma empresa.

Podemos ver também o avanço da tecnologia, sendo possível fazer divulgações através de fontes mais avançadas, como sites personalizados e até mesmo pelo facebook, tornando-se um método possível e como um diferencial competitivo.

Veremos que a Brasil Confecções, procura um profissional qualificado e capaz de atingir as metas estipuladas pela empresa, porém é necessário que o recrutamento seja aplicado com coerência, atenção e por pessoas corretas para que não sejam desperdiçados talentos durante o processo de recrutamento e seleção.

Uma das principais funções da área de Recursos Humanos atualmente é garantir que as pessoas estejam motivadas para exercerem suas funções, mas é muito difícil motivar pessoas que estão no lugar errado.

Devido a isso, executar um processo de recrutamento e seleção com eficácia se torna cada dia mais estratégico e complexo. Em um mercado cada vez mais competitivo, contratar as pessoas corretamente é um critério chave para o sucesso do negocio. Para alcançar este processo, as pessoas precisam das pessoas certas nos lugares certos.

Atrair as pessoas corretas, no momento correto pelo custo correto é o resultado esperado de um processo de recrutamento e seleção eficaz. No outro lado da moeda, este processo mal executado traz desgaste a organização, gastos desnecessários de dinheiro e tempo, tanto do setor de Recursos Humanos, quando dos supervisores que orientaram o profissional desligado, alem da queda de produtividade, e, até problemas no atendimento ao cliente externo.

O processo seletivo deve ser considerado pelos executivos e empresários como uma ação estratégica do negocio, uma ação que influenciará diretamente nos resultados, e, quem sabe, até a sobrevivência da empresa.

Algumas das principais atividades do Analista de Recursos Humanos são:

• Recrutamento e Seleção – Processos seletivos internos e externos;

• Capacitação dos funcionários;

• Avaliação de Desempenho;

• Planejamento estratégico de RH em função das metas institucionais;

• Atividades motivacionais.

O foco principal para a contratação de um Analista de Recursos Humanos é o Recrutamento e Seleção de Pessoal, pois é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quando para o candidato a ser admitido.

Recrutamento e Seleção: As áreas de Recursos Humanos nos dias de hoje, alem de exigir competência técnica dos candidatos, procura pessoas com habilidades e atitudes muito especificas ás necessidades da empresa que demanda a vaga. Hoje o Analista de Recursos Humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, do contrario esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.

Quando falamos em seleção de pessoal não estamos afirmando que o candidato escolhido seja exatamente aquela pessoa que preenche todos os requisitos do cargo, longe dessa idéia, significa buscar o profissional que mais atende tais requisitos. Os profissionais, segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrais candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

O mesmo autor diz que seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem a par do cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

O recrutamento é feito a partir das necessidades e presentes e futuras de recursos humanos das organizações, consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de à organização um número suficiente de pessoas necessárias consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização (Chiavenato, 2006, p.166).

O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. Em muitas organizações, o inicio do processo depende de decisão de linha. O órgão de recrutamento não tem qualquer autoridade de efetuar qualquer atividade recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida.

A maior contribuição que um profissional de recursos humanos pode dar a sua organização é selecionar corretamente esse novo colaborador. Do contrario, isto pode acarretar um desgaste e um prejuízo incalculáveis a organização, desperdícios imagináveis como:

• Retrabalho, já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo;

• Dinheiro e valioso tempo de treinamento focado na pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com