TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterros Sanitários

Artigo: Aterros Sanitários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 5

CHORUME

Com o crescimento acelerado da população, uma série de alterações ambientais vem prejudicando a qualidade de vida humana no planeta. Dentre vários problemas, preocupante estaria o alto índice de geração de resíduos sólidos (lixo).

A falta de tratamento e manejo adequado vem trazendo uma série de riscos diretos e indiretos a saúde humana. O contato direto com esses resíduos, contendo excrementos humanos e de animais, pode trazer diversas doenças causadas por parasitas, por bactérias, respiratórias, cutâneas, etc.. E indiretamente estão ligados as moscas, baratas, ratos, que encontram neste meio alimento e condições para reprodução.

Na América latina o método mais usado para o controle mais adequado e a minimização dos riscos trazidos pelo acumulo dos resíduos, é o aterro sanitário sendo o mais conveniente do ponto de vista econômico e sanitário. Nos aterros sanitários ocorre um grande número de transformações químicas, físicas e biológicas, resultando na formação de biogás e do chorume.

Produzido pela infiltração das chuvas e pela degradação dos resíduos sólidos, o chorume, apresenta características variadas, dependendo solubilização, ou seja, elementos químicos que entram em solução. O que transforma os resíduos em soluto é a digestão anaeróbia da matéria orgânica por ação das enzimas, solubilizam a massa orgânica para que possa ser assimiladas pelas bactérias.

Em contato com o meio ambiente, o chorume pode causar uma série de alterações nos ecossistemas, afetando toda a fauna, flora e a todos os seres que participem da cadeia alimentar. Entre a sua composição está:

• Matéria orgânica dissolvida: metano, ácidos graxos voláteis, Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), Demanda química de oxigênio (DQO), Nitrogênio orgânico.

• Macrocomponentes inorgânicos: Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio, Ferro, Cloro, Bicarbonato de Sódio;

• Metais potencialmente tóxicos: Cobre, Cromo, Arsênico, Chumbo, Níquel, Zinco.

No Brasil, o processo mais utilizado é o biológico, eficiente para chorume de aterro novo rico em ácidos graxos voláteis e elevado valor de DBO. Já na sua fase adulta encontram-se compostos de alta massa molecular devido as soluções alterando a taxa de biodegradação do chorume.

Sua decomposição é comandada por organismos decompositores de matéria orgânica, separadas em duas fases; aeróbia e anaeróbia.

1. Aeróbia: ocorre durante o início da decomposição ou na cobertura do lixo nas valas (onde fica depositado o chorume no aterro sanitário), devido ao alto índice de oxigênio, as bactérias aeróbias fazem a decomposição, na medida em que vai se esgotando o oxigênio o processo torna-se mais lento.

2. Anaeróbia: ocorre a partir da ausência de oxigênio, os organismos fermentam e hidrolisam celulose e outros materiais presentes nos resíduos, podendo durar por diversos anos até completar sua decomposição.

O tratamento final dos resíduos nas cidades fica por conta dos Lixões, Aterros controlados e Aterros Sanitários. Tendo suas diferenças caracterizadas pela diferença no depósito de todo o lixo.

LIXÂO

Os resíduos são despejados no solo, sem nenhum preparo do terreno, ficando exposto livremente, pela falta desse preparo o chorume é absorvido pelo solo, que pode ser percebido há mais de 100m de distância do aterro, chegando a atingir o lençol freático, trazendo sérias complicações para o meio ambiente.

ATERRO CONTROLADO

Fase intermediária do lixão com o aterro sanitário, célula adjacente ao lixão remediado (cobertura de argila e grama). Neste tipo de aterro é feito a impermeabilização com manta do solo e uma operação de cobertura diária das pilhas de lixo com terra ou saibro, diminuindo os impactos negativos.

ATERRO SANITÀRIO

Disposição mais adequada dos resíduos os aterros sanitários antes de iniciar sua disposição do lixo, tem o terreno preparado com nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, estas extremamente resistentes. Coletado pelos drenos de PEAD, são encaminhados para os poços de acumulação, onde nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Devido a essa impermeabilização o chorume não atinge os lençóis freáticos.

Aterros Sanitários, os líquidos são extraídos das células e depois de serem tratados são rigorosamente controlados para obter-se uma qualidade compatível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com