TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterro Sanitario

Dissertações: Aterro Sanitario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda sobre desconformidades encontradas na ocupação urbana dos espaços coletivos da cidade de Matipó, onde o meio ambiente é tema central do presente artigo.

A perspectiva ambiental consiste no modo de ver o mundo em que se evidenciam as interrelações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida.

“A introdução da matéria ambiental na Lei Maior é um marco histórico de inegável valor, dado que a constituição que precederam as de 1988 jamais se preocupara com a preocupação do meio ambiente de maneira especifica e global” (. BARROS, et AL 2005, p 233”.

À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza visando satisfazer suas necessidades, anseios, surgem tensões e conflitos no que diz respeito ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.

Pode-se afirmar que diante avanços tecnológicos a exploração dos recursos naturais passou a ser feita de forma demasiada e intensa, a retirada de árvores sem qualquer controle, milhares de lixo por dia onde muitas vezes são jogados nos rios, matas destruídas, vida vegetal e animal são tirados muitas vezes do seu equilíbrio são diferenças determinantes para a degradação do meio ambiente.

Os fenômenos que afetam o ambiente caracterizam-se por sua complexidade, os atentados ecológicos causam danos que, geralmente, são de difícil reparação ou irreversíveis.

DESENVOLVIMENTO

Falar em desconformidades encontradas na ocupação urbana é pensar nos impactos causados pelo homem ao meio ambiente e que muitas das vezes se torna irrervesível.

O presente estudo foi feito na cidade de Matipó, onde no que diz respeito a desconformidade encontradas pode-se citar o aterro sanitário e o Rio Matipó onde ainda são jogados lixos e esgotos a céu aberto. .

As cidades crescem a cada dia, onde Matipó não deixa nada a desejar, porém com o seu crescimento ocorrem também os impactos ambientais, onde se fazem necessários uma vigilância e conscientização no que diz ao meio ambiente.

Saito (2006) destaca que a biodiversidade está diretamente relacionada com a manutenção do meio ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico e se queremos alcançar os objetivos da biodiversidade é preciso organização do poder público para orientar, legislar e fiscalizar as ações que possam impactar o meio ambiente, onde assim é necessária a realização de movimentos que visem à conscientização de toda a sociedade fundamental neste processo

Com o crescimento da população é preciso ações cada dia mais constantes visando à preservação, e isso não é diferente na cidade de Matipó, hoje é uma cidade que está crescendo inclusive contamos com uma Faculdade Vértice na cidade onde a presença de várias pessoas de outras cidades são constantes tendo hábitos e costumes diferentes bem como empresas que atualmente estão trabalhando na cidade.

Nesse sentido destaca Cunha e Zômpero (2010) que se fazem necessárias ações mais constantes onde sejam utilizadas várias ferramentas para promover a conscientização e o almejado equilíbrio entre o desenvolvimento de uma população a manutenção dos ambientes naturais essenciais.

Sucintamente falando o lixo de nossa cidade ainda não tem um caminho certo, ou seja, a reciclagem, apesar de um projeto em andamento para instalação de uma usina de triagem e reciclagem do lixo, visto ainda não contarmos com a reciclagem do lixo em nossa cidade.

No que diz respeito ao meio ambiente Saito (2006) a nossa Constituição Federal consta que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, onde assim é um bem de uso comum do povo sendo essencial para uma qualidade de vida saudável, e diante disso impõem-se, ao Poder Público e à coletividade, o dever de defendê-lo e de preservá-lo para as presentes e futuras gerações, onde a consciência e o conhecimento são necessários para que a preservação aconteça e através dela a qualidade de vida.

E conforme a foto abaixo esta mostra que atualmente o lixo é jogado em um aterro sanitário onde pessoas transitam e moradores existem nas imediações, assim uma total desconformidade entre o meio ambiente e o espaço coletivo.

Fig 1.. Aterro Sanitário de Matipó. Fonte: Prefeitura Municipal-Matipó

Destacam (Leite, 2003, p. 66) que aterro sanitário “é um sistema de disposição de lixo projetado para esse fim” é utilizado técnicas de engenharia sanitária de recobrimento do material em camadas, sistemas de escoamento de líqüidos dos como gases produzidos por materiais orgânicos dentre outros

Pires e Tozato (2009) salientam quanto aos aterros sanitários de acordo com Tenório e Tenoza (2004) no Brasil apenas 36% dos resíduos são destinados adequadamente, ou seja, os aterros sanitários ainda persistem e são destinados a vazadouros a céu aberto, os lixões causando impactos como: Poluição do ar, solos, águas superficiais e subterrâneas;Odores desagradáveis;Proliferação de vetores de doenças;Riscos a saúde e questões sociais, como o caso de pessoas garimpando o lixo.

Diante disso a grande necessidade de locais adequados, ou seja, aterros sanitários, onde medidas técnicas sejam adotadas evitando assim os impactos ambientais.

Outro ponto relevante é a preocupação com o rio denominado Rio Matipó, visto ainda muitos esgotos deságuam diretamente dentro do rio, e muitas pessoas ainda não se conscientizaram da importância de não se jogar lixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com