TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Higiene Ocupacional

RENÊ DUARTE

Apresentação de Atividade Semanal, sob orientação do Professor Rildo Duarte de Azevedo Filho, como parte de requisito avaliativo na disciplina Higiene Ocupacional, competência 01.

PESQUEIRA/POÇÃO

2015.1

PINTOR

ATIVIDADES

Aplicar camadas de tinta ou revestimento similar sobre produtos de madeira, metal, têxteis, esmalte ou substâncias similares, para protegê-los ou decorá-los, empregando pincéis, rolos ou pistolas de pulverização. Atuar com pintura de parede, aplicação de grafiato, pintura de máquinas e ferragens .

RISCOS EXPOSTOS

São expostos a riscos químicos, tais como poeiras, neblinas e vapores, que podem penetrar no organismo, em geral, pelas vias respiratórias e pela pele.

FONTE OU CAUSAS GERADORAS

Proliferação de partículas líquidas ou sólidas formadas por condensação de vapores desprendidos dos dissolventes, tais como tiner e das próprias tintas e ingestão da poeira de pó de chumbo, entre outros agentes químicos .

MEIOS DE PROPAGAÇÃO

O meio de propagação é o ar e penetram no organismo pelas vias respiratórias e subcutâneas (pele) ou pela ingestão.

TIPO DE EXPOSIÇÃO

O pintor é exposto a tais riscos de forma CONTÍNUA.

Inalação ou Ingestão de Substâncias Químicas

O que são e o que causam?

São riscos que vem da inalação de vapores dissipados pelos dissolventes e diluentes, dos produtos químicos contidos na tinta e da ingestão de pó de chumbo que provocam como consequências diversas doenças respiratórias como a pneumoconioses, silicose, asbestose, antracnose, rinite, asma, bronquite crónica, irritações na pele e nos olhos e saturnismo.

Onde ocorrem e Porquê?

Ocorrem durante a utilização de pinturas anti-corrosivas, impermeabilizantes e limpeza de utensílios com dissolventes orgânicos, pela inalação ou ingestão de vapores nocivos, em decorrência da falta de arejamento natural ou localizado e da não utilização dos EPIs adequados.

Como evitar e se proteger?

Os trabalhadores devem se proteger por meio da utilização de equipamentos portáteis munidos de sistemas de aspiração, através de ventilação natural por corrente de ar ou localizada do local de trabalho. Por meio da instalação de proteção coletiva e utilização de EPIs, tais como máscara com filtro mecânico-químico ou misto, evitando assim o contato direto com os agentes. Mantendo a higiene pessoal e conservando os Equipamentos de Proteção Individual em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com