TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1 - Gestão Financeira -Anhembi

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Financeira

A importância da gestão financeira e o papel dos juros no ambiente corporativo

Ter uma empresa economicamente saudável é essencial para sobrevivência no mundo corporativo. O cenário visto constantemente é a queda de corporações consideráveis estáveis por questões de má administração, causada principalmente pela falta de conhecimento financeiro.

Por isso, ao administrar um empreendimento, é imprescindível ter uma gestão financeira sólida e confiável na tomada de decisões. São eles os responsáveis por analisar e gerar alternativas para mudanças no cenário corporativo (válido para crises e oportunidades de crescimento).

Devido à complexidade no entendimento do giro financeiro, alguns empreendedores viram uma oportunidade de negócio, nascendo assim, as empresas especializadas em gestão financeira para outras empresas, um serviço importante e eficaz na solução de problemas.

Ter um produto ou serviço com grande demanda não significa lucro ou mesmo estabilidade a médio e longo prazo. Boas ideias são apenas ideias até que duas das qualidades mais apreciadas apareçam: coragem e planejamento. Coragem essencialmente para dar início à corporação e planejamento para criar um caminho de atingir o objetivo de negócio, independente de qual seja.

Na questão do planejamento, a gestão financeira pode ser considerada uma das mais importantes, pois, envolve capital, investimentos de riscos e ativos (infraestrutura e recursos), necessidade de empréstimos bancários, formação de sociedade (divisão de sócios), enfim, itens que determinarão o caminho que o empresário seguirá para alcançar o objetivo definido na criação do negócio. Essa é apenas a parte inicial. Durante o processo em funcionamentos é necessário avaliação de como está o desenvolvimento financeiro e se o mesmo está saudável, além das questões fiscais de acordo com as normas governamentais.

Por isso, se a empresa pudesse ser comparada a funcionamento do corpo humano, o coração seria as pessoas, os outros órgãos à infraestrutura, o cérebro as decisões e as veias e artérias( que fornecem o caminho de união para o funcionamento correto e uniforme de todo o corpo) a gestão financeira que é responsável por meios para alcançar objetivos.

Um dos pontos que podem ser destacados na gestão financeira é a decisão com relação a escolhas de investimentos. Por isso, conhecer os tipos de juros envolvidos em cada transação torna a diferença entre sucesso e fracasso.

Se uma empresa precisar de empréstimos para iniciar ou aumentar seu giro de capital, alguns pontos devem ser analisados antes de assinar o contrato com a financeira: o tipo de juros que está envolvido, as taxas que estão embutidas ao longo do tempo, o prazo total do financiamento, as normas incluídas de acordo com a questão fiscais, bem como as possíveis alterações futuras nas taxas e juros.

No Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fornece gratuitamente ferramentas para decisão de empréstimos e bem como taxas mais aceitáveis para novos empresários. Isso porque, trata-se de um órgão governamental que tem como um dos objetivos o crescimento nacional.

Como a maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com