TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 Arquitetura

Exames: Atividade 2 Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 5

1- Quais os principais tipos de memória? Exemplifique-as.

Memória rom( que é a memória não volátil) ou seja ela não se altera é fixa, usada para alguns serviços fundamentais da placa mãe e sistemas.

Ex: PROM (ROM Programável) - é uma alternativa mais barata, uma vez que após o processo de fabricação, o fornecedor ou o cliente pode gravar seu conteúdo (apenas uma única vez, pois seu processo é irreversível) por um processo elétrico;

EPROM (ROM Programável e Apagável) - nela os dados podem ser lidos e gravados eletricamente.

EEPROM (ROM Programável e Apagável Eletricamente) - essa é uma memória mais atraente por facilitar as regravações.

Flash-ROM - é um tipo específico de memória EEPROM, em que são reprogramados grandes blocos de dados.

Memória Ram(que é memória volátil, que se altera, ela é a memória usada para abrir programas executar tarefas e tudo mais porem quando você desliga o computador ela é apagada,

Ex: DRAM (RAM Dinâmica): memórias desse tipo possuem capacidade alta, isto é, podem comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informações costuma ser mais lento que o acesso às memórias estáticas. Esse tipo também costuma ter preço bem menor quando comparado ao tipo estático. SRAM (RAM estática) - os valores binários são armazenados usando flip-flops, mantendo seus dados enquanto houver fornecimento de energia.

2- Quais as principais mídias de armazenamento secundário? Qual a tendência de evolução das mesmas?

Cartão de memória, pendraiv, DVD, memórias flash e os HD's, etc. A tendência é que elas tenham mais espaço para armazenamento, minimizar cada vez mais o tamanho e evoluir para chips de memória.

3- Cite 2 elementos de hardware e 1 de software que influenciam na velocidade do computador, explicando como se dá essa influência.

Hardware: o processador que é responsável pelo processamento dos dados e também a placa mãe, que deve oferecer uma boa interligação com os componentes.

Software: O sistema operacional que é o responsável por gerenciar os processos do computador, pois existem sistemas mais pesados que outros.

4- Você aprendeu que todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos desenvolvidos pelo matemático Von Neumann. Explique o funcionamento deste modelo.

Nesse modelo,os dados e as instruções são armazenados em uma única memória de leitura e escrita; o conteúdo dessa memória é endereçado pela sua posição, independente do tipo de dados nela contido; a execução de instruções ocorre de modo sequencial, exceto quando o programa altere a instrução para a seguinte. De forma geral, esse conceito permite não precisar fazer modificações no hardware para cada aplicação que se deseja executar, já que ele usa o conceito de programa armazenado.

5- Converta, em bases binárias e hexadecimal, os números em decimal correspondentes à sua idade e ao seu ano de nascimento.

Tenho 27 anos, binário é 11011, hexadecimal é 1B.

Nasci em 1986, binário 11111000010, hexadecimal 7C2.

6- O que é um barramento? Como eles são classificados?

É um conjunto de linhas de comunicação (fios elétricos condutores em paralelo) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação.

São classificados em: barramento do processador, barramento de cache, barramento de memória, barramento de entrada e saída e barramento de dados.

7- Cite os principais parâmetros de seleção de uma memória auxiliar do tipo disco magnético.

capacidade

tempo de localização

tempo de acesso ao dado

8- Quais as vantagens de utilizar a memória virtual?

 Aumenta o grau de multiprogramação

 Aumenta a utilização da CPU

 Reduz o sobrecusto de Swap – operações de E/S

 Capacidade de executar programas maiores que a capacidade disponível da memória

 Sem desperdício de memória

9- Para que serve a memória cache?

tem por função acelerar a velocidade de transferência entre CPU e memória principal,serve para armazenar os dados mais requisitados pelo processador, agilizando o acesso aos dados armazenados na memória RAM.

10- Qual a diferença existente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com