TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 - Primeira Postagem No Fórum De EPC

Artigos Científicos: Atividade 2 - Primeira Postagem No Fórum De EPC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

Com relação à discussão levantada, acho que essa resposta depende de outro fator. A fiscalização da qualidade do Ensino nas Instituições. Vamos nos ater por um momento apenas as instituições do Rio de Janeiro por exemplo:

Há certo consenso que as instituições publicas de ensino superior (UFRJ, UERJ, UFF, UFFRJ entre outras) possuem uma alta qualidade de ensino. O mesmo vale para algumas instituições particulares (a PUC é um bom exemplo). No entanto, existem instituições que apresentaram um péssimo desempenho no ENADE como por exemplo as Universidades Castelo Branco e Santa Úrsula.

Em 2011 no ENADE (planilha IGC - Site G1) :

• UFRJ, UERJ, UFF, UFFRJ e PUC apresentaram conceito 4,

• UCB e USU apresentaram conceito 2.

Sei que o assunto é polemico e não quero dizer que instituições particulares não tem qualidade, não é isso. A PUC é um ótimo exemplo de privado com qualidade, no entanto como você mesmo citou, isso tem um custo. Só quero dizer que para financiar a educação em instituições privadas, o critério qualidade tem que ser levado muito a sério e as instituições precisam ser cobrados em seu desempenho.

Outro programa do Governo Federal (UAB), sem dúvida, permitiu o acesso de milhares de pessoas a educação de nível superior e achei perfeito o seu questionamento sobre excesso de profissionais formados em áreas e por região. Não adianta só formar mais médicos (o assunto do momento!) no eixo Rio-São Paulo, concorda?

Acredito também que a maior preocupação do governo no momento é mostrar para a sociedade que se o cidadão tiver um curso superior sua vida vai melhorar. Infelizmente o governo não está investindo onde realmente devia: no 2º técnico. A carência de profissionais nessa área é absurda. Eu mesmo, quando trabalhavam em empresa privada ganhava mais como técnico especializado do que colegas engenheiros justamente pela carência de profissionais.

Acredito que O PROUNI é um bom programa que precisa de ajustes mas também acho que falta um programa nesses moldes para o segundo grau técnico.

Fontes:

Material didático

Planilha IGC - Site G1 - http://estaticog1.globo.com/2012/12/tabela_igc_2011.xls

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com