TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Ataque Direto e Indireto

Por:   •  23/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

Ataque direto: No ataque direto utiliza-se o jato contínuo ou chuveiro com abertura de 30° ou menos, sempre concentrando o ataque na base do fogo até que ele seja totalmente extinto. Quanto mais próximo do foco de incêndio o combatente puder se aproximar, melhor será a eficiência no combate às chamas, utilizando como técnica o ataque direto. Nesse método de ataque é importante que não se jogue mais água do que o necessário. Em locais com pouca ou nenhuma ventilação, deve-se usar jatos intermitentes e curtos até a extinção (Jatos intermitente evitam alagamento e o acúmulo excessivo de vapor no ambiente). Os jatos não devem ser empregados por muito tempo, pois poderá perturbar o balanço térmico, que nada mais é que o movimento dos gases aquecidos em direção ao teto e a expansão de vapor d’água em todas as áreas. Se for aplicado água em excesso, irá gerar quantidade alta de vapores, que se condensará e irá se concentrar com a fumaça próximo ao piso, além de empurrar a fumaça e vapores aquecidos para outros compartimentos e ambientes, ameaçando vidas. O normal é que a fumaça e os vapores aquecidos se concentrem na parte superior do ambiente (próximo ao teto), enquanto o ar mais puro e fresco fica concentrado na parte inferior (próximo ao piso), mas, o excesso de água usada no combate fará a inversão das posições. A ocorrência desse fato dificultará a visibilidade e aumentará a temperatura próximo ao piso, o que por sua vez, deixará o ambiente mais perigoso para as equipes de combate. No ataque direto pode-se utilizar todos os tipos de jatos (compacto, neblinado e atomizado), a escolha do jato dependerá principalmente: do material combustível em chamas; da extensão atingida pelas chamas; da possibilidade de entrar e progredir no ambiente sinistrado. Será definido aquele que melhor se adequar à situação de combate e simultaneamente garanta a segurança das equipes. Pode-se utilizar o ataque direto nos incêndios generalizados em grandes compartimentos e estruturas inteiras incendiadas.

Quando utilizar o ataque direto: Este tipo de ataque pode ser executado de dentro ou de fora do local sinistrado, dependendo claro do grau de envolvimento. Se o fogo for localizado na fase inicial do incêndio, essa técnica de combate aplicada de dentro do ambiente extinguirá rapidamente o foco, já que age na base do fogo no material combustível incendiado. Mas se a estrutura estiver envolvida totalmente pelo fogo e a entrada não for possível, o ataque direto pelo exterior do prédio talvez seja a única técnica capaz de controlar o fogo com segurança.

Vantagens do ataque direto: É considerado o método mais eficiente de combate ao fogo; O combate é possível à distância; pode ser aplicado para incêndios tanto em locais abertos quanto em fechados (compartimentos); Maior proteção a edificações vizinhas contra a propagação do calor.

Desvantagens do ataque direto: Pode exigir muita água e consequentemente provocar alagamentos pela quantidade de líquido não evaporado; Alteração do balanço térmico no caso de aplicação de água em excesso; Deslocamento da fumaça para outros compartimentos e ambientes, ameaçando a vida de vítimas devido ao aumento da temperatura; deslocar fragmentos incandescentes até gases pré-misturados, ocasionando a ignição de fumaça.

Ataque indireto: Este método é denominado de ataque indireto porque o combate é efetuado através da vaporização d’água, promovendo a estabilização do ambiente, onde o agente extintor (água) é aplicado de forma indireta no fogo, não sendo necessário adentrar no ambiente. Pode-se também jogar água em jato neblinado nas paredes e portas da área externa como forma de combate antes de aplicar o agente extintor no teto. Esse método é indicado para o combate a incêndios onde o fogo está confinado, independentemente de haver chamas ou não, apresente temperaturas elevadas no ambiente ou a edificação apresente risco de colapso estrutural por exemplo. Em ambientes com temperaturas muito elevadas é preciso cautela, pois há a possibilidade de ocorrer explosões ambientais (backdraft ou flashover). Como o método de ataque indireto visa estabilizar o ambiente através da vaporização d’água, o mesmo não deve ser aplicado se não tiver certeza de que não há vítimas no interior do local, pois uma grande quantidade de vapor quente produzido poderia matá-las. O ataque indireto é realizado direcionando o jato de água neblinado para o teto da parte interna do compartimento, porém, sem adentrar no ambiente. Ao jogar a água no teto superaquecido, o resultado é 1700 litros de vapor para cada litro d’água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (555.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com