TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Ciências Sociais

Casos: Atividade Colaborativa Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03 – O indivíduo e a sociedade

Passo 1:

Segundo Reinaldo Dias, a família e a escola estão entre os principais agentes de socialização de uma sociedade. A família introduz o indivíduo no ambiente social assim que ele nasce, transmitindo-lhe hábitos, cultura, religião, costumes, entre outros. A família é o agente de socialização que educa de forma não intencional. É responsável por transmitir as atitudes, os modelos comportamentais, valores e características da posição social na qual esta família está inserida. Muitas vezes, também influencia o indivíduo a seguir o “ofício” da família, ou seja, o novo membro é conduzido a praticar a mesma profissão dos pais e avós, por exemplo.

Já a escola acaba por transmitir experiências, e orienta através do convívio com outros indivíduos de culturas ou sub-culturas diferenciadas. Em suas relações com os iguais, percebe-se que é necessária uma reciprocidade, para agir de acordo com as regras já estabelecidas no ambiente escolar. A escola intervém tanto no conhecimento científico organizado culturalmente, como influencia nos aspectos relacionados aos processos de socialização e individualização do indivíduo, e também no desenvolvimento de relações afetivas, a habilidade de participar de interações sociais e o desenvolvimento da própria identidade pessoal.

Passo 2:

Os processos de socialização que ocorrem durante a infância podem ser destacados como os de maior importância, pois são estes que trazem ao indivíduo os traços principais de personalidade, que serão levados no decorrer de toda a vida.

Os momentos vividos na infância, os ensinamentos aprendidos por meio da escola e da família serão os mais marcantes para a criança, pois são os primeiros contatos com o novo, fazendo com que esses conhecimentos se sobressaiam sobre outros adquiridos na adolescência e na fase adulta. Uma criança que recebeu grande afeto da família tende a ser também um adulto afetuoso; porém, aquela que foi vítima de violência ou maus tratos, poderá carregar estas experiências por toda a sua vida, e agir da mesma forma com outras pessoas, futuramente.

Durante sua infância, a criança, por não ter o mínimo de experiência de vida, acaba por não ter condições de distinguir se tudo que lhe é ensinado é verdadeiro ou não, certo ou errado, e é induzida a aceitar ensinamentos e comportamentos sem fazer nenhum tipo de questionamento. Após alguns anos, sofrendo outros tipos de influências, tendo contato com outros indivíduos e situações diferentes das quais estava acostumado, poderá realizar questionamentos e buscar as verdades que melhor se encaixem em seu perfil e personalidade.

Como experiência própria, por ter sido uma criança inserida em um ambiente no qual a família tem um valor importantíssimo, levo esta característica ao longo da vida, já que acredito que o ambiente familiar deve ser valorizado, devido à sua importância afetiva e social. Tais valores continuam a ser fomentados por todos os membros da família, e assim será com as futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com