TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa De Competencias Profissionais

Trabalho Universitário: Atividade Colaborativa De Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 2

A oralidade da criança é instrumento importante instrumento no processo de comunicação, para interpretar o que ouve e responder perguntas, para isso a criança precisa ter pensamento organizado e linguagem oral desenvolvida. As crianças precisam ser estimuladas a falar e a transmitir suas idéias antes de expô-las. A professora tem o objetivo de investigar o desenvolvimento de cada criança e ai sim montar um roteiro de atividades que desperte o gosto pela leitura.

A criança costuma escrever do mesmo jeito que fala muita vezes por causa da cultura das pessoas em sua volta. O objetivo do professor deve estar centrado no significado da palavra, com isso ir construindo constantes oportunidades de contar histórias ou textos para que as crianças se interessem pela leitura e tente usar a imaginação para ler o texto sugerido de diversos gêneros. Deve-se estimular a criança desde o primeiro dia de aula, até mesmo na pré-escola, antes de estar alfabetizada, pois não precisar estar alfabetizada para esse tipo de leitura, onde o professor le o texto e pede pra criança ler oralmente, assim ela vai ficando habituada com os livros e assim podendo se tornar um grande leitor.

O aprendizado da leitura é um desafio da escola mais valorizado e exigido pela sociedade, o professor propõe aos alunos atividades de leitura, é importante e necessário que a criança entenda e aprenda a usar as estratégias de leitura usada pelo leitor maduro, para que se torne um leitor eficiente e autônomo.

Ler é importante para a formação do cidadão em todas as fases da vida, a leitura é fundamental pois abre portas, caminhos para o cidadão e com isso uma vida mais digna e com mais qualidade e a leitura também contribui para que os cidadãos tenham consciência de seus direitos e deveres. A leitura é um importante caminho para novas aprendizagem, e a medida que os alunos avançam na escolaridade, aumenta a exigência de uma leitura independente. Um desafio da escola é contribuir para o avanço da construção do conhecimento e assim ensinar os alunos a ler para aprender.

A alfabetização contribui para evolução intelectual do aluno, é um processo contínuo e acontece de maneira gradativa. Não basta apenas codificar e decodificar, o aluno precisa interpretar compreender e assimilar o conteúdo para que ocorra o ensino e a aprendizagem de leitura e escrita. No processo de alfabetização o aluno e o professor caminham juntos.

A escola é o principal espaço para a busca do conhecimento, onde a função do professor é ser um mediador do conhecimento. O professor tem de conhecer a realidade social e cultura do aluno a fim de contribuir para a sua alfabetização, sempre ressaltando a importância do ler e escrever na sociedade e contando com a ajuda da família e comunidade em sua volta.

Observa-se assim a importância do papel do professor é fundamental para a vida dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com