TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DISCURSIVA – COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PEDAGOGIA

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DISCURSIVA – COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PEDAGOGIA

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes."

O texto apresentado é de Rubem Alves (1933 – 2014), que foi um dos educadores mais célebres e respeitados no Brasil e no exterior. Se refere à música. Como esse texto pode ser traduzido no contexto da leitura?

Descreva a importância da atividade leitora para a criança e explique como deve ser o ensino correto de estratégias do professor para a compreensão leitora.

“A experiência da beleza tem de vir antes”. Essa frase do grande autor Rubem Alves (1933-2014) pode muito bem nos apresentar qual a importância em, primeiramente, despertar o interesse da criança para a leitura. No primeiro momento, para a criança começar a se encantar pela literatura, pode existir a ditado c”julgando o livro pela capa”, e isso é bom. No inicio, a criança pode optar pela capa bonitinha com cores e texturas; depois da capa, vem a história, uma historia que possa cativá-la e trazê-la para dentro do livro, se colocando no lugar do personagem, para então, compreender o contexto, suas morais e finalidades, ou seja, desenvolver a compreensão leitora da criança.

A atividade leitora para a criança é tão importante quanto qualquer outra atividade, social ou individual, que ela possa fazer se realmente não for a mais importante.

A compreensão leitora pode trazer o mundo para a criança, fazendo compreender tudo a sua volta, fazendo-se letrada.

“Letrado é o individuo que participa de forma significativa de eventos de letramento e não apenas aquele que faz um uso formal da escrita”. (MARCUSCHI, 2007 )

Essa compreensão leitora deve começar a ser estimulada com os pais assim que a criança desenvolve suas primeiras sonoridades em casa, como o choro da fome, o riso da brincadeira, o grito de algo que irrita, dentre vários outros desenvolvimentos vindos do âmbito familiar. Em casa pode-se e deve-se começar o gosto pela leitura, iniciando pelos exemplos dentro de casa.

Após todo desenvolvimento de letramento da criança, surge então o desafio da leitura, com três questões:

  1. O QUE LER?
  2. PARA QUE LER?
  3. COMO LER?

A criança precisa do motivo da leitura, não só a criança como todos no mundo. Lemos para estudar, para trabalhar, para se informar, por prazer e até por acaso.

Para o desenvolvimento das atividades de leitura, o professor deve sempre se lembrar dos 3 eixos fundamentais: antes, durantes e depois do ato da leitura para a construção de leitores aptos para a compreensão do texto.

Antes da leitura, o professor deve apresentar o texto, o conteúdo, o autor, dentre outras estruturas que o texto pode trazer. Durante a leitura, o professor pode trabalhar a leitura individual, coletiva, em dupla e oral, para todos conhecerem bem o que estão lendo. Atividades de interpretação e reescrita do texto pode ser bons módulos para o desenvolvimento da compreensão. Após, o professor deve dar uma finalidade para todo esse trabalho e poder atribuir o interesse do aluno para a leitura e suas compreensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com