TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais: Atividade Colaborativa

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Sueli Capello).

Anhanguera Educacional

2015

Por um Brasil mais leitor

Segundo Ferreiro e Teberosky (1979), a criança chega à escola trazendo uma grande bagagem tanto na linguagem oral quanto na escrita, porém cabe a nos professores avaliarmos seus conhecimentos e aperfeiçoar-mos de acordo com os resultados que esperamos ter daquela criança.

Sabemos que no Brasil a alfabetização chegou a ser considerada um problema sem solução por volta de 1980, porque há tempos atrás a educação atingia somente as classes mais abastadas, o que resultou em uma defasagem profunda de ensino. Emilia Ferreiro com seus estudos sobre a psicogênese da lingua escrita destacou um olhar construtivista sobre o sistema de ensino unificando amabas as partes, a educação não era mais diferenciada por classes socias buscando a melhoria do sistema publico de ensino.

O professor passa a ser chamado de mediador de conhecimento, então se viabiliza situações-problemas para que o aluno passe a ser o principal instrumento na busca por sua formação intelectual, abre-se um leque de opções para a exploração do conhecimento trazido e vivenciado pelo aluno.

Ainda falando sobre a interação do aluno e seu processo de ensino aprendizagem destacamos de acordo com pesquisas realizadas em diferentes paises como França, China, África do Sul, Rússia, Portugal e Chile, crianças que crescem cercadas de livros tendem a ter um nível de escolaridade superior aos demais, a leitura é um dos maiores propulsores no processo de aquisição de conhecimento, quanto mais a criança lê mais facil fica sua compreensão sobre a fala e a escrita das palavras.

Uma excelente proposta seria um projeto para que o Brasil venha a se tornar um país mais leitor, possibilitando o acesso e promovendo o interesse da população mais carente a um contato mais assíduo a leitura, o insentivo a leitura é primordial para que haja uma corrente de conhecimento que seja trasmitida entre gerações, procurando suprir a discrepância do ensino publico brasileiro.

Considerações Finais.

Conclui-se portanto que a leitura é essencial e indispensável para um ensino aprendizagem de qualidade, tornando a criança prepulsora de seu proprio conhecimento e facilitando o entendimento, a escrita, a assimilação e a dicção das palavras.

Referências bibliográficas

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/telma-weisz-fala-alfabetizacao-escolas-publicas-ultimas-decadas-683815.shtml

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/07/livros-levam-mais-longe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (164.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com